Julgamento de recursos de governador e vice de Roraima completa 1 ano parado no TSE

Processo chegou a ser pautado em agosto do ano passado, quando a ministra Isabel Galotti leu o relatório e os advogados fizeram sustentação, mas julgamento foi suspenso pela presidente do Tribunal, Carmem Lúcia

Julgamento de recursos de governador e vice de Roraima completa 1 ano parado no TSE
Antonio Denarium e Edilson Damião – Foto: Reprodução/Facebook

O julgamento dos recursos governador Antonio Denarium (Progressistas) e do vice-governador Edilson Damião (Republicanos) no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) completou um ano parado nesta quarta-feira, 13.

Em agosto do ano passado, o TSE chegou a iniciar o julgamento, onde a relatora Isabel Galotti leu o relatório e os advogados fizeram sustentação oral. No entanto, a presidente da Corte, a ministra Carmem Lúcia, suspendeu o julgamento. Ela até pautou novamente o processo, mas retirou de pauta e não anunciou a data.

Cassações

O governador Antonio Denarium teve o mandato cassado por quatro vezes no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TSE). Todos por abuso de poder nas eleições de 2022.

Conforme as ações, ele usou ilegalmente, projetos sociais custeados com dinheiro público para obter vantagem no pleito eleitoral.

Após as cassações, a defesa apresentou recursos no TSE, mas a Corte não julgou nenhum.

As eleições de 2026 se aproximam e Roraima pode viver um momento ainda mais instável na política. Isso porque, nos bastidores, apoiadores e articuladores apontam uma possível candidatura de Denarium ao Senado e de seu vice ao Governo. No entanto, com o não julgamento do recurso, eles ficam inelegíveis.

Para que uma possível candidatura dos dois políticos seja legítima, o processo teria que ser julgado pelo TSE e os dois teriam que ser inocentados.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x