Política

Justiça anula indicação de 1ª dama do Pará para TCE

Após a eleição da primeira-dama de Roraima, Simone Denarium, para a vaga de conselheira no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), começou a repercutir nas redes sociais um caso parecido no Pará. Lá, a esposa do governador Helder Barbalho, Daniela Lima Barbalho, também foi escolhida para ocupar o cargo vitalício no TCE. Ela assumiu em março deste ano.

O ex-deputado federal pelo Pará, Arnaldo Jordy Figueiredo, entrou com ação na Justiça onde pediu a anulação da nomeação e da posse da primeira-dama do Estado do Pará para o cargo. Ele alegou violação dos princípios administrativos e nepotismo.

Segundo Jordy, a eleição ocorreu manchada de ilegalidades, vez que a nomeada e indicada é esposa do governador do Estado. Além disso, Daniela Lima “não preenche os requisitos para ocupar um cargo desta relevância”.

Até aqui, tudo exatamente igual ao que ocorre em Roraima. A diferença é que ontem (22), o juiz Raimundo Rodrigues Santana, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), decidiu pela procedência dos pedidos do ex-parlamentar e tornou sem efeito o Decreto Legislativo de nomeação da primeira-dama do Estado no TCE.

“Não é preciso grande esforço cognitivo, portanto, para concluir que foram gravemente vulnerados os Princípios Constitucionais atinentes à Impessoalidade, à Publicidade e à Moralidade”, destacou o magistrado.

Dessa forma, a Assembleia Legislativa do Pará (ALE-PA) deve reiniciar o processo de escolha do novo conselheiro.

Enquanto isso, em Roraima…

Em Roraima, a primeira-dama Simone Denarium recebeu três pedidos de impugnação de candidatura. Todos foram indeferidos pela Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), responsável pelo processo de indicação dos candidatos e presidida pelo presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

Da mesma forma, o advogado Manoel Leocádio de Menezes protocolou denúncia ao Ministério Público Federal (MPF), onde também alegou violação dos princípios administrativos.

É que Simone Denarium era servidora pública do Estado desde 2021 (foi exonerada nesta segunda-feira, dia 22 de maio). E estava também como sócia-administradora de duas empresas, ato vedado por Lei.

Ela foi sócia-administradora da empresa Condomínio Ville Roy no período de janeiro de 2017 a 23 de abril deste ano. Além disso, Simone administrou a empresa Denarium Empreendimentos Imobiliários LTDA entre 22 de julho de 2019 a 23 de abril de 2023.

Ou seja, a primeira-dama ocupou o cargo de secretária de Estado de forma irregular.

Simone também não cumpre os requisitos e nem a capacidade técnica exigidos para o cargo no TCE. São eles: possuir notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública e que o candidato tenha pelo menos 10 anos de exercício de função ou efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados.

O deputado estadual Jorge Everton (União), que também era candidato no pleito, protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra a candidatura da primeira-dama. Ele argumentou que a escolha de Simone Denarium configura nepotismo e ainda alegou interferência política por parte do governador na eleição. Mas o órgão decidiu pelo arquivamento da Reclamação Constitucional.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

10 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

13 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

14 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

14 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

15 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

17 horas ago