Política

Justiça condena marketeiro de Denarium a pagar multa por vídeo que ofende honra de Teresa

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) aplicou multa de R$ 5 mil no marketeiro da campanha de Antonio Denarium (PP), o Markinhos Show”, por divulgação de vídeo que ofende a honra de Teresa Surita (MDB). A condenação é desta terça-feira (30).

A peça também difunde preconceito a identidade de gênero, orientação sexual e crenças religiosas. Assim, a juíza Joana Sarmento de Matos utilizou trecho da manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE) para a decisão.

“Destaco, por oportuno, trecho da manifestação do Procurador Eleitoral, no qual assevera que o vídeo “é ofensivo e desborda dos limites da livre manifestação do pensamento, o que, repisa-se, não resguarda discursos de ódio, incabível, de igual modo, a sua disseminação por terceiros”.

Entenda o caso

No início de agosto, Markinhos Show compartilhou um vídeo com discurso de ódio e que incentiva os eleitores a não votarem em Teresa Surita. Ela é a principal adversária de Denarium, candidato à reeleição.

Os advogados da coligação Roraima Muito Melhor acionaram o TRE-RR e alegaram que o marketeiro produziu e divulgou um vídeo com preconceito envolvendo Teresa.

“distorcendo fatos veiculando preconceito a orientação sexual, identidade de gênero e crenças religiosas, com a finalidade precípua de levar o eleitor a não votar na candidata da coligação representante, Teresa Surita”, diz trecho do documento.

Dessa forma, o juiz Marcelo Lima de Oliveira considerou que as informações realmente contém discriminação e proibiu Markinhos de divulgar o vídeo. Ele assinou a medida liminar no último dia 16.

“As manifestações são claras quanto à forma discriminatória em relação aos grupos de outra religião que não os “evangélicos” ou “cristãos”, assim como atinge aqueles que tem orientação sexual de grupos LGBTQI+, o que atenta, diretamente, contra o texto legal”, disse o juiz.

Procurado, Markinhos marque não se manifestou.

Histórico

Markinhos Show veio para Roraima em 2018 como funcionário de uma empresa que fez o marketing da campanha de Antonio Denarium para governador.

Em dezembro de 2018, Denarium assumiu o Governo como interventor federal e o nomeou como secretário de Comunicação. O marketeiro ocupou o cargo até fevereiro de 2020.

Logo depois assumiu a Comunicação do Ministério da Saúde, na gestão do general Eduardo Pazuello. Onde teve a atuação bastante criticada durante a pandemia.

Dessa forma, a CPI da Covid investigou se as propagandas e as ações de marketing do Governo Federal ajudaram na omissão frente à pandemia.

De acordo com o requerimento da CPI, Pazuello era criticado por dar informações erradas e contraditórias, e por ter uma relação conflituosa com a imprensa.

Por isso, esperava-se que Markinhos, fosse capaz de melhorar a comunicação do ministério e de Pazuello. Então, ele ficou responsável por defender o general nas redes sociais das críticas.

Durante o colapso de saúde em Manaus, em janeiro de 2021, Markinhos declarou: “Com todos esses bilhões que foram para Manaus, não tiveram um centavo para montar uma fábrica de oxigênio em cada hospital?”.

E continuou: “Não sobrou um real para comprar um cilindro? Enfiaram todo esse dinheiro no c… A corrupção mata!”.

A CPI da Covid pediu a quebra de sigilo telefônico e de e-mail do marketeiro. Contudo, posteriormente ele solicitou a suspensão ao alegar que não havia motivos para isso. Afirmou ainda que que inexistia suspeitas de atos ilegais praticados por ele.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

9 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

10 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

11 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

13 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

14 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

15 horas ago