Política

Justiça determina penhora de bens de Flamarion Portela

A Justiça de Roraima determinou a penhora de dois veículos de Flamarion Portela, secretário da Casa Civil do Governo do Estado. A determinação é da última sexta-feira (13). 

O advogado Pedro Duque moveu a ação no ano de 2002, quando acusou o então governador por uma licitação fraudulenta para compra de combustível.

Nesse sentido, como Flamarion perdeu a ação, a Justiça condenou ele a pagar mais de R$ 640 mil em honorários ao advogado, responsável por abrir o processo.

Contudo, Flamarion se negou a fazer o pagamento. Por isso, a Justiça estabeleceu a penhora de dois veículos do secretário, que são um Ford Ecosport e um Chevrolet S10.

No mandado, a Justiça determina que um oficial de justiça proceda a penhora e avaliação dos bens. Em seguida intima o secretário a oferecer embargos no prazo legal de 30 dias úteis.

“Ganhei essa ação por unanimidade no Tribunal de Justiça e no STJ [Supremo Tribunal Federal]. Ele acabou de perder prazo de recurso e estou executando provisoriamente os honorários.”, explicou o advogado.

A ação na Justiça

Conforme Pedro Duque, à época, o então governador de Roraima, Flamarion Portela, decretou estado de emergência para conseguir fazer a compra emergencial do combustível. O advogado afirma que o combustível comprado nunca foi entregue ao Estado.

Chefe da Casa Civil

O governador Antonio Denarium (sem partido), nomeou o ex-governador como secretário da Casa Civil em fevereiro deste ano.

Anteriormente, a vaga pertencia ao deputado estadual Soldado Sampaio (PCdoB), que agora é o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Denarium explicou que escolheu Portela para o cargo com base em sua experiência política.

Flamarion foi governador de Roraima de 2002 até 2004, quando teve o mandato cassado por compra de votos com uso de programas sociais do estado.

Além disso, ele também responde a processos judiciais que o acusam de improbidade administrativa e envolvimento no “escândalo dos gafanhotos”, que desviou mais de R$ 230 milhões dos cofres públicos entre 1998 e 2002.

Em 2010 foi eleito a deputado estadual, mas teve a candidatura cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi barrado na Lei da Ficha Limpa.

Para Pedro, esse histórico seria suficiente para considerá-lo suspeito para assumir o cargo público.

“O que é curioso é o governador Denarium nomear justamente um cidadão desse, com várias demandas judiciais contra ele”, argumentou.

Outro lado

O Governo de Roraima esclarece que não procede a informação de que o secretário chefe da Casa Civil tenha sido notificado por algum oficial de Justiça acerca de qualquer decisão judicial.

Informa que o Governo do Estado não se pronuncia sobre atos e ações de secretários do primeiro escalão, que não estejam relacionados ao exercício do cargo e à gestão.

Destaca que o referido secretário vem desempenhando os afazeres dentro dos princípios éticos e de eficiência na gestão pública.

Fonte: Da Redação

Bryan Araújo

Recent Posts

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo

10 horas ago

Polícia faz buscas em casa de servidor público que furtou seis tablets da escola onde ele trabalhava em Boa Vista

Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…

11 horas ago

Contribuintes de Roraima têm até o final do ano para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…

11 horas ago

Jovens e crianças do projeto ‘Coral ArtCanto’ iniciam ensaios para o Natal da Paz 2024

Grupo terá 9 apresentações durante o maior espetáculo natalino de Roraima, contando com 150 coristas

12 horas ago

Reforço na segurança da capital: Arthur Henrique empossa mais 90 novos guardas civis municipais

Cerimônia marca a conclusão do chamamento dos 150 aprovados no concurso de 2023

13 horas ago

‘Prefeitura com Você’: ação que oferta serviços gratuitos à população acontece neste sábado, 23, no bairro Silvio Leite

Ação municipal será no Cras Silvio Leite, localizado na rua Marieta de Mello Marques, no…

14 horas ago