Política

Justiça suspende decisão que afastou vereador Kleber Siqueira do cargo

A Justiça de Roraima deferiu o pedido do vereador Kleber Siqueira para suspender a decisão que determinava seu afastamento do cargo na Câmara Municipal de Boa Vista.

A defesa do parlamentar argumentou que a decisão inicial, proferida pelo juiz Ângelo Augusto Graça Mendes no dia 19 de julho, não considerou a suspensão da condenação criminal que havia cassado seus direitos políticos.

A condenação criminal de Kleber Siqueira está sendo revista. Enquanto isso, ele deve permanecer no cargo até o julgamento final.

Entenda

O vereador, conhecido como Klebinho, havia sido condenado por xingar policiais militares e por ter cometidos crimes de trânsito em 2022. Ele chegou a perder os direitos políticos, ficando impossibilitado de votar ou regularizar sua situação eleitoral. Diante disso, Alan do Povão entrou com uma ação na Justiça para retirar o parlamentar do cargo.

Polêmicas

Kleber Siqueira já se envolveu em diversas polêmicas com a polícia desde que assumiu um cargo na Câmara de Boa Vista. Em julho de 2022, por exemplo, a PM abordou o vereador durante patrulhamento na avenida Nazaré Figueiras com o cruzamento da avenida Sólon Rodrigues, zona Oeste da capital. De acordo com a corporação, uma guarnição avistou um veículo em alta velocidade avançando dois semáforos vermelhos.

Por estar infringindo a lei, os agentes resolveram realizar a abordagem e deram sinal para que o carro parasse. No entanto, a ordem não estava sendo obedecida de forma imediata.

Ainda de acordo com a PM, após a parada do veículo, os policiais notaram que os passageiros estavam agitados. Dessa forma, pediram para que descessem e fossem revistados. Na direção do veículo, estava uma mulher. Já em um do lados do passageiro, estava o Kleber.

Um dos policiais pediu para que ele colocasse a mão na cabeça. No entanto, conforme o agente, o vereador disse que não iria obedecer a ordem e alegou ainda que conhecia tenentes e coroeis da PMRR.

Nesse momento, de acordo com os policiais, Kleber xingou a guarnição com palavrões, usando palavras ofensivas como “seus otários” e “babacas”.

A policia também questionou se a mulher estava alcoolizada, mas ela não respondeu. Por apresentar odor de bebida e olhos vermelhos, os agentes também a conduziram à delegacia.

Já na delegacia, o vereador voltou a xingar e ameaçar os policiais e chegou a chamar um deles para a briga dizendo: “Você não é machão? Vem aqui fora que eu vou te dar um pau”.

Klebinho negou

À época, o vereador negou ter desacatado policiais militares durante uma abordagem. Conforme o parlamentar, quem estava conduzindo o veículo abordado era a esposa e que ela não havia ingerido bebida alcoólica. Disse ainda que quando ouviram a sinalização para parar, a mulher acostou o carro, acendeu a luz interna, abaixou os vidros e colocou as mãos em local visível.

Ele também negou que tenha xingados os agentes e disse que é “favorável que o cidadão respeite a polícia” e que, da mesma forma, a polícia consiga “separar o trigo do joio”.

“O vereador Kleber Siqueira aprova as meritórias ações policiais que ajudam no combate à criminalidade na nossa cidade. Contudo, não compactua com abordagem truculentas onde o cidadão é tratado como ‘bandido’”, disse na nota.

Outros crimes

Essa não é a primeira vez que o vereador se envolve em discussões com policiais. Em abril de 2021, a PMRR havia interrompido uma festa clandestina com cerca de 300 pessoas durante a pandemia. De acordo com a corporação, o vereador posicionou o carro na contramão da via pública para impedir que os veículos da fiscalização circulassem no local, momento em que discutiu com um policial militar.

Anteriormente, no mesmo mês, a Polícia Federal (PF) encontrou uma arma na casa de Klebinho durante a operação que investigava a compra de votos nas eleições de 2020.

Ele também foi preso em 2018 na “Operação Escuridão” da PF. A ação desarticulou um esquema que desviou cerca de R$ 70 milhões em recursos públicos do sistema penitenciário para o pagamento de propinas e enriquecimento ilícito.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Aposentados e Pensionistas do Iper: Justiça dá prazo e ameaça multar governo por descumprimento de decisão

Juiz reconheceu que o Estado e o Iper vêm descumprindo uma determinação já confirmada pelo…

4 minutos ago

Mulher morre após ser atingida por caminhonete na Ville Roy

Testemunhas relataram que a mulher vinha em alta velocidade e aparentava ter ingerido bebida alcoólica;…

43 minutos ago

Fim da escala 6×1 pode eliminar ao menos 600 mil empregos, diz entidade

Segundo instituição, impacto no PIB com redução da jornada de trabalho no país seria de…

54 minutos ago

Carnaval de Boa Vista celebra cultura, alegria e valorização de artistas locais

A programação ocorrerá em pontos estratégicos da cidade

2 horas ago

Sine: Roraima oferta mais de 80 vagas de emprego nesta quinta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

Homem é preso suspeito de estuprar mulher em terreno baldio no bairro dos Estados

Segundo investigação da Polícia Civil, o suspeito teria ameaçado a mulher com uma faca

13 horas ago