O presidente Lula chegou por volta das 11h30 ao Centro Regional Lago Caracaranã, na Raposa Serra do Sol, onde participa da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas. O encontro, que ocorre desde sábado (11), reúne 2 mil lideranças indígenas para discutir o tema Proteção Territorial, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Esta é a segunda visita do presidente ao estado desde que assumiu o mandato, no dia 1º de janeiro. Ele esteve em Boa Vista, no dia 21 de janeiro para verificar a situação humanitária do povo Yanomami e assim determinou socorro urgente aos indígenas.
Ele chegou ao Centro Regional Lago Caracaranã, na Raposa Serra do Sol, e foi recebido pelos participantes do evento. Lula conversou com os apoiadores e visitou a feira com produção orgânica dos indígenas de Roraima.
O chefe do Executivo está acompanhado da esposa Janja; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana; ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique; entre outras autoridades.
Como pauta principal do evento estão discussões sobre a proteção das terras tradicionais; gestão dos recursos naturais. E ainda a agenda do movimento indígena para o ano de 2023.
Fonte: Da Redação com informações da Agência Brasil