Palácio do Governo do Estado de Roraima - Foto: Gabriel Cavalcante / Roraima em Tempo
O Estado de Roraima está entre os três piores em termos de capacidade de pagamento. O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou o ranking de 2023 baseado em informações da Secretaria Nacional do Tesouro (STN).
Roraima está à frente apenas dos Estados de Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. O Estado com maior capacidade de pagamento é o Paraná, seguido de Bahia e Espírito Santo.
Apesar de Roraima apresentar o alto índice negativo, o governador Antonio Denarium (Progressistas) luta na Justiça para conseguir um empréstimo de R$ 805,7 milhões.
Como ele está com o mandato pendurado por uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso consiga a operação de crédito, a dívida deverá ficar para a próxima gestão. Isso porque a Procuradoria-Geral Eleitoral já emitiu parecer favorável à cassação definitiva.
O Governo do Estado está impedido de fazer qualquer empréstimo porque ultrapassou o limite de gastos com pessoal. Este é um requisito fundamental para a provação da operação pela Secretaria Nacional do Tesouro (STN).
Por conta disso, a STN se recusou a emitir a garantia para que o governador efetuasse o empréstimo, que tem previsão de pagamento em 10 anos.
O próprio Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) emitiu recomendação para que o Estado reduzisse o gasto com servidores.
Fonte: Da Redação
Incialmente, a suspeita da morte de Gabriel Ferreira Rodrigues era latrocínio. Agora, agentes apuram acidente…
Agressor já tem condenação por violência doméstica contra outra vítima e também é investigado por…
Suspeito tem 42 anos enquanto a vítima apenas 21 anos
Iniciativa da Prefeitura de Boa Vista teve como objetivo ressaltar a importância da organização financeira
Caso aconteceu no bairro Raiar do Sol. Homem armado com um facão fugiu antes da…
Entre os direitos garantido por lei estão à educação inclusiva, saúde especializada, ao trabalho, isenções…