Política

MPC/RR investiga supostas irregularidades em recuperação de vicinais em Iracema

O Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR) instaurou um procedimento para apurar possíveis irregularidades em convênios firmados pela Prefeitura de Iracema para a recuperação de vicinais no município.

Conforme o MPC, o motivo da investigação, se tratava de um ofício enviado pela Câmara Municipal de Iracema, denunciando o prefeito Jairo Ribeiro se recusando a enviar cópia dos processos que tratam da recuperação das vicinais 4, 5, 6, 7, 8, 07, 10 e outras. O pedido de investigação incluía a relação completa dos servidores temporários, permanentes assim como efetivos, além de comissionados do município.

O Ministério de Contas estabeleceu, então, um prazo de cinco dias úteis para o envio das documentações solicitadas. Mas conforme o órgão, o prazo ainda não tinha sido cumprido.

Considerando o recebimento de denúncias sobre supostas irregularidades ocorridas na Câmara Municipal de Iracema, o Parquet de Contas, também encaminhou ofício ao presidente da Casa, Edson da Silva Pereira. Com prazo de 48 horas para o envio das informações solicitadas, sob pena de responsabilização administrativa.

 “A transparência na gestão pública é um princípio essencial para o fortalecimento da democracia e o cumprimento do interesse coletivo. O descumprimento dessas solicitações, além de ser um desrespeito à lei, prejudica a fiscalização e o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos”, destacou o Procurador Paulo Sousa.

Penalidades

Conforme o MPC/RR o não atendimento das solicitações configura descumprimento do artigo 7º, inciso IX, § 4º, da Lei Orgânica nº 205/2013. Sujeitando, portanto, o responsável à aplicação de multa prevista no artigo 63, inciso IV, da Lei Complementar nº 006/1994. Também estão previstas penalidades pelo crime de desobediência, conforme o artigo 230 do Código Penal. Além de outras medidas legais cabíveis.

“Nosso objetivo é garantir que os recursos destinados à recuperação das vicinais sejam efetivamente aplicados em benefício da população de Iracema. A omissão e a falta de transparência só aumentam as suspeitas de irregularidades, o que exige uma resposta firme do MPC/RR”, reforçou o Procurador.

Outro lado

Procurado para falar sobre o caso, o prefeito de Iracema, afirma que recebeu a notificação na quinta-feira, 12. Ele alega que a motivação se trata de questão política. “Essa denúncia nada mais é do que questão política, envolvendo interesse do presidente da Câmara. Uma vez, que, candidato a prefeitura do município, agora, está prejudicando minha gestão. Infelizmente isso acontece na politica”, declarou.

Por outro lado, Jairo defendeu, também, que a recuperação é oriunda de convênio com o governo do Estado, referente ao ano de 2022. “Todas essas vicinais foram recuperadas neste ano de 2024, três dessas já estão sendo asfaltadas. “Então estamos bem tranquilos quanto a tudo isso e vamos atender a toda determinação do MPC, como sempre fizemos com outros órgãos fiscalizadores”, disse.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

33 minutos ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

11 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

13 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

16 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

17 horas ago