Fotos: Ricardo Honorato/MPF
O Ministério Público Federal (MPF) realizou diligência na fronteira da Venezuela, município de Pacaraima, na última sexta-feira, 9, para verificar in loco o fluxo de entrada de migrantes em Roraima após os recentes acontecimentos no país vizinho. Assim, analisou as medidas que estão sendo adotadas, pelo Estado brasileiro, para atender a um possível aumento do número de migrantes.
Pacaraima é uma cidade fronteiriça onde os migrantes costumam ter o primeiro contato com a rede de proteção, poucos metros após atravessarem a fronteira. Portanto, durante a inspeção, o MPF vistoriou a estrutura da Operação Acolhida, com foco no Posto de Triagem e no Abrigo de Trânsito. Com o objetivo de compreender os desafios atuais, o procurador regional dos Direitos do Cidadão em Roraima, Cyro Carné Ribeiro, ouviu os profissionais que atuam diretamente com os migrantes.
“A situação migratória demanda atenção constante e esforço de natureza preventiva, para que o Estado brasileiro possa se antecipar às demandas e esteja preparado em caso de eventual aumento do fluxo de migrantes. Os migrantes ingressam no Brasil em situação de elevada vulnerabilidade socioeconômica, em razão das condições marcadamente adversas que motivaram a saída de seu país de origem”, comentou.
O procurador observou que é de fundamental importância que os três entes federativos – União, estado e município – atuem de forma coordenada. Além disso, que tenham um planejamento em caso de aumento acentuado do número de migrantes. O planejamento estratégico é fundamental para assegurar as vagas nos abrigos, em decorrência dos reflexos nas redes de saúde e educação, entre outros impactos.
O MPF já mantém um procedimento instaurado para acompanhar as medidas adotadas em todas as esferas, diante do possível aumento do fluxo migratório. Portanto, o órgão seguirá acompanhando atentamente a situação, com foco na estrutura de acolhimento. Somado a isso, as políticas públicas para assegurar o respeito, a proteção e a promoção dos direitos dos migrantes venezuelanos acolhidos no Brasil.
Fonte: Da Redação
Mãe da adolescente contou à Polícia que a filha havia desaparecido dia 13 com o…
IA ajudará com instruções para Sisu, Fies e Prouni
Ibras vem recebendo volumosos repasses de verba pública para executar projetos em Roraima, mas há…
Consulta pode ser feita na Página do Participante no site do Inep
Mulher foi levada com vida para o Hospital Geral de Roraima (HGR), mas morreu na…
Nomeação acontece 5 meses após a ALE aprovar sua indicação para o cargo vitalício. Tribunal…