Nepotismo cruzado: Ministério Público denuncia presidentes do Iteraima e Codesaima por improbidade administrativa

Filha de Dilma Costa foi nomeada na Codesaima, presidida por Maria Dantas, enquanto a filha de Maria Dantas foi nomeada no Iteraima, presidido por Dilma Costa

Nepotismo cruzado: Ministério Público denuncia presidentes do Iteraima e Codesaima por improbidade administrativa
Dilma Costa e Maria Dantas – Foto: Reprodução

O Ministério Público de Roraima (MPRR) entrou com Ação de Improbidade Administrativa contra as presidentes do Iteraima, Dilma Costa e da Codesaima, Maria Dantas. De acordo com a investigação do órgão ministerial, as duas gestoras praticaram nepotismo cruzado ao nomearem uma à filha da outra. A filha de Dilma está nomeada na Codesaima, enquanto a filha de Maria está nomeada no Iteraima com salário de mais de R$ 7 mil.

Ainda conforme a apuração do Ministério Público, as nomeações das duas filhas ocorreram em datas próximas, em fevereiro de 2024. O que corrobora um possível acordo entre as duas gestoras.

“Acentua-se que as condutas das rés se deram mediante ajuste de designações recíprocas em órgão da Administração Pública Indireta que presidem, chamando-se atenção para a proximidade de datas das nomeações das filhas das rés para os dois órgãos como um dos fatos que demonstram a troca de favores que evidencia o nepotismo cruzado”, destacou a denúncia.

Outro ponto destacado pelo MPRR é que Dilma Costa e Maria Dantas foram conscientes do ato. E que a ação ocorreu apenas em benefício próprio, quando deveria ser em benefício da população.

“As rés não só tinham ciência da ilicitude cometida, como também praticaram os atos direcionando-os a uma finalidade específica, qual seja: beneficiarem-se simultaneamente. Logo, praticaram os atos em benefício próprio, quando o interesse público deveria prevalecer”.

Denúncia

Em julho deste ano, a coluna Roraima Alerta relatou o nepotismo cruzado, após ser procurada por uma fonte. De acordo com o relato, a filha de Maria Dantas não estaria cumprindo expediente no Iteraima. Além disso, seu salário é de R$ 7 mil.

Após a publicação do conteúdo, o Ministério Público passou a investigar os fatos e constatou as nomeações. Como resultado, entrou com ação na Vara Fazendária da Comarca de Boa Vista.

“Sem grande esforço restou identificado que de fato Márcia Nóbrega de Albuquerque, filha de Maria Dantas Nóbrega, foi nomeada no cargo de consultora do ITERAIMA em 06/02/2024, conforme comprova a Edição n.º 4615 do Diário Oficial do Estado de Roraima”, diz trecho da denúncia do MPRR.

“Identificou-se, também, que Karoline Pereira da Costa Kunzler, filha de Dilma Lindalva Pereira da Costa, foi nomeada no cargo de Chefe Departamental de Política Habitacional e Planejamento Urbano da CODESAIMA em 22/02/2024, conforme comprova a Edição n.º 4624 do Diário Oficial Do Estado de Roraima”, complementa o promotor Luiz Antônio Araújo de Souza.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x