Novo projeto prevê academias gratuitas para combater sedentarismo no país

Programa prevê então academias voltadas para todas as idades, sempre com acompanhamento de profissional de educação física

Novo projeto prevê academias gratuitas para combater sedentarismo no país
Foto: EyeEm/Freepik.com

O senador Sérgio Petecão, do PSD do Acre, apresentou uma proposta que cria o Programa Nacional de Academias Públicas, chamado de Pronap. A ideia é que a União apoie financeiramente a instalação e a manutenção de academias de ginástica gratuitas em cidades de todo o país.

Para Sérgio Petecão, oferecer espaços seguros e gratuitos para a prática de exercícios físicos é a melhor forma de combater o sedentrismo e a obesidade. (senador Sérgio Petecão)

“São espaços gratuitos, porque hoje nós temos muita academias, mas são academias que o cidadão tem que pagar. E tem muitas pessoas que não tem condições financeiras de pagar academia. Mas para que isso possa acontecer, a maioria das prefeituras não tem condição, o Governo Federal vai poder alocar recurso. Com certeza esse programa vai ajudar e ajudar muito principalmente aquelas pessoas que atingirem uma certa idade e precisam fazer exercício para melhorar a sua saúde”.

O projeto da academia

O programa prevê então academias voltadas para todas as idades, sempre com acompanhamento de profissional de educação física. Segundo Sérgio Petecão, investir em atividade física previne doenças e reduz a pressão sobe o sistema Único de Saúde. (senador Sérgio Petecão)

“No momento que aquele cidadão recupera a sua saúde é  menos um paciente que vai estar superlotando as unidades de saúde, as upas, os pronto socorros. Tem muitas pessoa que são diagnósticas com doenças que exigem que ele pratique esporte,  mas ele não tem condições financeiras de cumprir aquela determinação médica”.

Por fim, para viabilizar o projeto, o governo federal poderá fazer parcerias com estados, municípios, entidades do Sistema S, como o Sesi, organizações da sociedade civil, além da iniciativa privada. Da Rádio Senado, Marcella Cunha. 

Foto: Agência Senado

0
Would love your thoughts, please comment.x