Política

ONU: 140 mulheres são vítimas de feminicídio por dia no mundo

Em 2023, 85 mil mulheres e meninas foram mortas intencionalmente em todo o mundo. Sendo que 60% desses homicídios foram cometidos por um parceiro íntimo ou outro membro da família. O índice equivale a 140 mulheres e meninas mortas todos os dias ou uma a cada dez minutos.

A ONU Mulheres e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) divulgaram esses dados nesta segunda-feira, 25, no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

De acordo com o relatório Feminicídios em 2023: Estimativas Globais de Feminicídios por Parceiro Íntimo ou Membro da Família, o continente africano registrou as maiores taxas de feminicídios relacionados a parceiros íntimos e familiares, seguido pelas Américas e pela Oceania.

Na Europa e nas Américas, a maioria das mulheres assassinadas em ambiente doméstico (64% e 58%, respectivamente) foram vítimas de parceiros íntimos. Enquanto, em outras regiões, os principais agressores foram membros da família.

“Mulheres e meninas em todo o mundo continuam a ser afetadas por essa forma extrema de violência baseada no gênero e nenhuma região está excluída”, destacou o relatório.

“Além do assassinato de mulheres e meninas por parceiros íntimos ou outros membros da família, existem outras formas de feminicídio”, alertou a publicação, ao citar que essas demais formas representaram mais 5% de todos os homicídios cometidos contra mulheres em 2023.

“Apesar dos esforços feitos por diversos países para prevenir os feminicídios, eles continuam a registar níveis alarmantemente elevados. São, frequentemente, o culminar de episódios repetidos de violência baseada no gênero, o que significa que são evitáveis por meio de intervenções oportunas e eficazes”, concluiu o documento.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Praça Germano Augusto Sampaio será palco de encenação da Paixão de Cristo, em Boa Vista

Evento está marcado para esta sexta-feira, 18, às 18h

38 minutos ago

Ionilson Sampaio assume presidência do Iteraima

Mudança ocorre após exoneração da ex-presidente do órgão, Dilma Costa, que é investigada por suspeita…

43 minutos ago

Alunos de creche produzem ovos de Páscoa saudáveis em atividade lúdica e educativa

Com apoio da equipe escolar, atividade reforça vínculo entre a unidade de ensino e a…

1 hora ago

Império da Corrupção: secretários e escândalos marcam gestão de Denarium

Na semana passada, a Justiça determinou a exoneração do controlador-geral do Estado e o MPRR…

3 horas ago

Justiça garante direito de indígenas à consulta prévia em obras do Linhão de Tucuruí

Decisão atende a um pedido do MPF, que argumentou que a consulta prévia é um…

4 horas ago

Pesquisa: 95% da população de Roraima depende do SUS

Estudo foi feito pelo Brasil em Mapas, com dados de 2024 do Ministério da Saúde…

4 horas ago