Política

Partido denuncia governador Antonio Denarium por propaganda antecipada a favor de candidatos em Uiramutã

O partido Rede denunciou o governador Antonio Denarium (Progressistas) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) por suposta propaganda eleitoral antecipada a favor de candidatos apoiados pelo grupo político do chefe do Executivo nas eleições municipais de Uiramutã: Professor Abraão e Secelita Ingarikó.

A sigla também acusou Denarium de usar a estrutura do Governo para beneficiar seus aliados no município, que fica ao Norte de Roraima. Para o partido, a distribuição de kits escolares feita pelo Governo às escolas indígenas da cidade tinha fins eleitoreiros. A entrega estava marcada para as 11h de quarta-feira, 31. A convenção partidária que anunciou os nomes dos candidatos iniciou às 10h.

“Resta incontroverso que o Representado está fazendo propaganda eleitoral antecipada, e utilizando do Ente Estatal, bem como da imagem de Governador, para em proveito próprio e de seus correligionários realizar campanha, item este vedado pela legislação vigente”, destacou a representação.

Convenção aconteceu nesta quarta-feira, 31 – Foto: Reprodução/Instagram

Na representação ao TRE, a sigla pediu que o Governo do Estado pare as atividades institucionais em nome de Denarium. E que se abstenha de ações futuras com recursos públicos. Além disso, o partido também sugere que o governador seja multado “em razão do evento institucional de cunho eleitoreiro”.

Emenda

O partido Rede apresentou à Corte Eleitoral nesta quinta-feira, 1º, uma emenda à representação, onde anexou fotos de Antonio Denarium participando da entrega dos kits escolares e da convenção. Para a sigla, o intuito do governador foi de conciliar a imagem dele a ambos os eventos.

Conforme a emenda, trata-se de uma prática reiterada de Denarium, visto que já existem outras ações “de situações similares” nas quais ele já foi cassado diversas vezes no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR).

Do mesmo modo, o documento também menciona as eleições suplementares de Alto Alegre. É que o governador Antonio Denarium foi acusado de usar a estrutura do Governo em favor do então candidato a prefeito do município, Wagner Nunes.

A Justiça Eleitoral chegou assim a proibir o chefe do Executivo Estadual de realizar ações sociais no município até o término do pleito.

Diante disso, o partido pede ao TRE a imposição de medida de constrição para que Denarium se distancie das questões relativas às eleições municipais 2024 de Uiramutã “a fim de que não participe como cabo eleitoral”; que não haja ação do Governo do Estado com utilização do aparato estatal para promoção de campanha, bem como não haja a utilização de viaturas oficiais e órgãos estaduais, para o mesmo fim de supostas ações sociais no Município do Uiramutã.

A sigla também pede o patrulhamento da Polícia Federal em Uiramutã no período pré-eleitoral para inibir “eventuais ações criminosas do governador”. E abertura de vistas para o Ministério Público.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Ministério Público e Ministério da Justiça criam laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro em RR

Ele será vinculado ao Grupo de Atuação Especial de Combate ás Organizações Criminosas e de…

7 horas ago

Familiar de paciente internada na maternidade precisou comprar água para mulher tomar banho após desabastecimento, diz denúncia

De acordo com o relato do marido da paciente, ao pedir suporte da direção, recebeu…

8 horas ago

Alunos do curso de teatro da Prefeitura de Boa Vista apresentam espetáculo ‘A Família Perfeita’ neste sábado, 21

Entrada será gratuita. Espetáculo é uma comédia romântica que retrata uma família problemática e cheia…

8 horas ago

Mulheres ganham 20% menos do que homens em mais de 50 mil empresas

Mulheres negras ganham metade do salário de homens não negros

9 horas ago

Maioria dos professores já presenciou casos de racismo entre alunos, revela pesquisa

Índice cresce entre professores do ensino fundamental

11 horas ago

Governo Federal autoriza uso da Força Nacional para combater incêndios florestais em Caracaraí

Contingente vai atuar no município do interior de Roraima durante 90 dias

12 horas ago