Política

Pela 3ª vez, Justiça nega pedido de anulação do processo de cassação de Jalser Renier

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJ) negou pela terceira vez o pedido de anulação do processo de cassação de Jalser Renier. Ele perdeu o cargo por quebra de decoro parlamentar. O desembargador Almiro José Mello Padilha assinou a decisão nesta sexta-feira (04).

A defesa de Renier alegou novamente que não houve tempo suficiente para a convocação de testemunhas. Das 31 testemunhas indicadas por Jalser, apenas uma compareceu às oitivas. Os advogados também usam como justificativa o acesso limitado do ex-deputado ao inquérito policial.

No entanto, o desembargador se baseou em decisão anterior em que o TJ considerou que o processo de cassação ocorreu dentro dos trâmites legais. Por fim, Almiro Padilha afirmou que falta competência ao Magistrado de 1º grau para apreciar a solicitação do Jalser Renier.

Jalser, sequestro e cassação

A sessão extraordinária para votar a cassação do então deputado Jalser Renier ocorreu no dia 28 de fevereiro sob autorização do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Jalser perdeu o mandato por quebra de decoro parlamentar após ser preso por suspeita de ser o mandante do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos.

O sequestro ocorreu em outubro de 2020, quando bandidos invadiram a casa do apresentador, o sequestraram, torturaram e levaram para a região do Bom Intento. A esposa de Romano, Nattacha Vasconcelos ficou em casa amarrada.

Quase um ano depois, o Ministério Público (MP) em operação conjunta com as polícias militar e civil prendeu seis militares, bem como um ex-servidor da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Jalser Renier e mais três policiais foram presos na segunda fase da operação.

Contudo, protegido pela imunidade parlamentar, Jalser conseguiu liberdade com medidas cautelares. Em contrapartida, os militares, assim como o ex-servidor continuam presos.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

22 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

1 hora ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago