A TV Roraima, afiliada da Rede Amazônica, divulgou nesta segunda-feira (29) pesquisa eleitoral para o Governo de Roraima e Senado. O que chama a atenção é que o Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC), que realizou a coleta de dados, teve sua criação pelos ex-executivos do Ibope. A empresa encerrou suas atividades no ano passado.
Nesse sentido, por falar em Ibope, essa mesma empresa teve uma acusação de vender e manipular pesquisas eleitorais em Roraima. Nas eleições de 2020, o deputado federal Otaci Nascimento (Solidariedade) liderava pesquisas do instituto para a Prefeitura de Boa Vista, mas um áudio do ex-deputado Jalser Renier mostrou o que estava por trás da liderança do aliado. Os resultados teriam passado por manipulação. Na ocasião, contrariando as pesquisas do Ibope, o candidato de Teresa Surita, Arthur Henrique (MDB) venceu com 85% dos votos.
Agora, a história se repete. A pesquisa do Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC) aponta o Atual governador Antônio Denarium (PP) com 45 % e Teresa Surita somando 38%.
Foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto e tem margem de erro de três pontos para mais ou para menos. O nível de confiança, segundo o IPEC é de 95%.
O mais curioso de tudo é que a turma do Denarium, que anda comemorando a questionável liderança nessa pesquisa, é a mesma que ataca o fato de Lula (PT) liderar as pesquisas do mesmo IPEC estando a frente de Bolsonaro (PL). O ex-presidente tem 44% e o atual 32%.
Ou seja, pesquisa importante é somente que o candidato deles está na frente. As demais não têm valor nenhum. Afinal, as pesquisas são confiáveis ou não? Essa é a pergunta de um milhão de reais…
Da Redação
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21