O Ipec, formado por executivos do extinto Ibope, realizou a primeira pesquisa de intenções de votos para as eleições deste ano em Roraima. O resultado coloca Antonio Denarium (PP), com 45% e Teresa Surita (MDB) com 38%.
O resultado lembra com perfeição as eleições de 2020 para prefeito em que o resultado das pesquisas do mesmo instituto colocava Ottaci Nascimento (SD) à frente de Arthur Henrique (MDB). Às vezes também resultava em empate técnico.
No primeiro turno, Arthur Henrique teve 49,64 dos votos , enquanto Ottaci ficou com apenas 10,59%. Por menos de 1%, o representante do MDB não venceu em primeiro turno. Vale lembrar que ele disputou com mais outros 10 candidatos.
Ou seja, as pesquisas do Ibope/Ipec deram resultados bem distantes da realidade mostrada pelos eleitores nas urnas.
Por outro lado, no segundo turno, o Ibope também apresentava um resultado completamente diferente do que saiu no dia da votação.
A pesquisa divulgada em 20 de novembro de 2020, mostrou Arthur com 67% e Ottaci com 19%. No entanto, após a apuração de todas as urnas, o atual prefeito computou 18% a mais. E assim, fechou as eleições com 85,36% dos votos.
À época, várias especulações ocorreram na capital. Pois o resultado da maioria das pesquisas para prefeito não condiziam com a manifestação popular. Conforme estas especulações, cada pesquisa do instituto é comprada no valor entre R$ 200 mil a R$ 1 milhão.
Avaliações em pesquisa
O próprio Ibope/Ipec divulgou em 2020 que a população aprovava a gestão de Teresa em 87%. Número que bate com o resultado do segundo turno das eleições em que Arthur, seu vice-prefeito venceu.
Na mesma pesquisa, a população avaliou a gestão de Denarium como 54% ruim ou péssima, 34% regular e apenas 11% ótima ou boa.
Cabe à população novamente mostrar o verdadeiro resultado nas urnas no próximo dia 2 de outubro. Assim como fez em 2020.
Da Redação