Política

Policiais penais aprovados no concurso de 2021 reclamam que não têm previsão para posse

Os aprovados no concurso da Polícia Penal de 2021 reclamam que, até o momento, não têm previsão para a posse. Eles finalizaram o curso de formação em outubro deste ano e cobram para que sejam chamados para ocupar a função.

Conforme um dos aprovados, que não quis se identificar, a luta iniciou ainda no ano passado. O primeiro passo foi para o reconhecimento de cadastro reserva. Em seguida, a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 com verba para o curso de formação. Eles chegaram a se reunir em frente ao Palácio Senador Hélio Campos para acompanhar a votação.

Mesmo com o orçamento para o curso, no valor de R$ 7 milhões, a capacitação demorou para acontecer. Em razão disso, os aprovados se manifestaram em busca da divulgação da data.

“Nos ficamos seis dias acampados lá no Palácio. Conseguimos uma audiência com o governador. Ele queria levar para o curso de formação apenas 100 pessoas. Convencemos ele de levar todos os 324 do cadastro de reserva. E ficou acordado com ele que 100 teriam posse imediata e o restante aguardaria. Mas não tivemos nenhuma informação de quando será efetivados esses 100 primeiros”, informou.

Agora, eles pedem que, ao menos, o Estado cumpra com o que está previsto no edital e que haja divulgação das datas para a posse.

Expectativas dos aprovados

Dessa forma, para os alunos da 2ª turma, a expectativa é que após a votação da LOA 2023, o nome de todos que estão no cadastro de reserva estejam nos cargos designados pelo concurso.

“A gente tem direito de nomeação e posse. O ideal seria que todos fossem efetivados, porque já estamos formados. Mas que pelo menos comecem a chamar a gente ano que vem. Muitas pessoas vieram de fora e não tem dinheiro nem para voltar para suas casas. Espero que tudo possa ser resolvido da forma certa”, pontuou.

Citada

Procurada, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que o chamamento dos policiais penais ocorrerá conforme disponibilidade de vagas e a entrega da obra da Cadeia Pública de Monte Cristo, bem como o novo Centro de Progressão Penitenciária, Prisão Especial, e o Centro de Triagem e Observação Criminológica.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

5 minutos ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

45 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

54 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

1 hora ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

3 horas ago