Política

Policiais penais aprovados no concurso de 2021 reclamam que não têm previsão para posse

Os aprovados no concurso da Polícia Penal de 2021 reclamam que, até o momento, não têm previsão para a posse. Eles finalizaram o curso de formação em outubro deste ano e cobram para que sejam chamados para ocupar a função.

Conforme um dos aprovados, que não quis se identificar, a luta iniciou ainda no ano passado. O primeiro passo foi para o reconhecimento de cadastro reserva. Em seguida, a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 com verba para o curso de formação. Eles chegaram a se reunir em frente ao Palácio Senador Hélio Campos para acompanhar a votação.

Mesmo com o orçamento para o curso, no valor de R$ 7 milhões, a capacitação demorou para acontecer. Em razão disso, os aprovados se manifestaram em busca da divulgação da data.

“Nos ficamos seis dias acampados lá no Palácio. Conseguimos uma audiência com o governador. Ele queria levar para o curso de formação apenas 100 pessoas. Convencemos ele de levar todos os 324 do cadastro de reserva. E ficou acordado com ele que 100 teriam posse imediata e o restante aguardaria. Mas não tivemos nenhuma informação de quando será efetivados esses 100 primeiros”, informou.

Agora, eles pedem que, ao menos, o Estado cumpra com o que está previsto no edital e que haja divulgação das datas para a posse.

Expectativas dos aprovados

Dessa forma, para os alunos da 2ª turma, a expectativa é que após a votação da LOA 2023, o nome de todos que estão no cadastro de reserva estejam nos cargos designados pelo concurso.

“A gente tem direito de nomeação e posse. O ideal seria que todos fossem efetivados, porque já estamos formados. Mas que pelo menos comecem a chamar a gente ano que vem. Muitas pessoas vieram de fora e não tem dinheiro nem para voltar para suas casas. Espero que tudo possa ser resolvido da forma certa”, pontuou.

Citada

Procurada, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que o chamamento dos policiais penais ocorrerá conforme disponibilidade de vagas e a entrega da obra da Cadeia Pública de Monte Cristo, bem como o novo Centro de Progressão Penitenciária, Prisão Especial, e o Centro de Triagem e Observação Criminológica.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

55 minutos ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

2 horas ago

II Feira de Resultados de projetos sociais do TJ/RR acontece neste sábado, 23

Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…

3 horas ago

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

17 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

21 horas ago