Policiais penais de RR se manifestam na Assembleia Legislativa contra assédio moral na Sejuc

Conforme presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Roraima, em menos de um mês foram mais de 15 agentes afastados com atestados psiquiátricos

Policiais penais de RR se manifestam na Assembleia Legislativa contra assédio moral na Sejuc
Manifestação na Assembleia Legislativa de Roraima – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

Policiais penais se reuniram na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na manhã desta terça-feira (19) para se manifestarem contra assédio moral por parte da cúpula da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc).

Conforme a presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Roraima (Sindppen-RR), Joana Dark, em menos de um mês, foram mais de 15 agentes afastados com atestados psiquiátricos.

“Há alguma coisa aí que não está certa. E não é possível que todos os policias estejam errados e só a gestão esteja certa […] Nós não acobertaremos mais os desmandos dessa gestão. Nós não aceitamos mais tanto assédio e nem que essa categoria tão respeitada venha sendo assolada, como vêm sendo pela gestão”, disse.

Manifestantes no plenário da ALE-RR – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

Policial penal há mais de 10 anos, Marcelle Barbalho é uma das afetadas. Ela conta que em todos os anos de carreira, essa é a primeira vez que precisou ficar afastada do trabalho para cuidar da saúde mental.

“A priori, o tratamento está sendo de 60 dias e se preciso for, esse período será aumentado para que de fato, a prioridade da minha vida seja eu, porque o que a gente está vendo por parte da Sejuc, por parte das unidades prisionais, é um verdadeiro assédio moral […] O sistema prisional está doente e a gente precisa ser ouvida”, desabafou.

‘Cortina de fumaça’

Na última sexta-feira (15), três policias penais denunciaram no programa Rádio Verdade da 93FM e no Roraima em Tempo casos de assédio atribuídos por elas ao diretor do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), João Batista.

Policiais Penais
Foto: Roraima em Tempo

Na oportunidade, as mulheres falaram sobre o afastamento de oito policiais após um “motim” na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). Nesta segunda-feira (18), foi vazado um vídeo de dentro da Sejuc. Para os manifestantes, trata-se de uma “cortina de fumaça”.

“Nós fomos surpreendidos com um vídeo que mostrava a face de nossos policiais, que expuseram os nossos policiais publicamente para que a sociedade pensasse que eles estavam negligenciando atendimento, quando na verdade se trata de um protocolo normal e padrão”, disse a presidente da Sindppen-RR.

O assunto também foi tratado pelo deputado estadual Rarison Barbosa (PMB) na sessão de hoje da Assembleia. “O policial penal não pode mais fazer o seu trabalho que ele vai estar sendo perseguido. E essa perseguição se demonstra pelo vídeo que está sendo veiculado nas redes sociais e jornais de grande circulação, aonde foi tirado de contexto esse vídeo e colocado de forma criminosa, de forma a enganar a população para fazer a cortina de fumaça”, destacou o parlamentar.

Ainda de acordo com Barbosa, o deputado estadual Marcinho Belota (PRTB) chegou a pedir à Sejuc pelo vídeo sem cortes, o que, segundo ele, foi negado pela pasta.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x