O prazo para tirar ou transferir o título de eleitor, termina no dia 4 de maio conforme calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma é importante está atento ao prazos para que o cidadão esteja apto a votar nas eleições 2022.
Esse ano, os jovens eleitores que completam 16 anos até outubro, podem fazer o processo por meio da internet. Basta acessar o sistema do Títulonet no site do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) ou clicar aqui.
Após informar a Unidade Federativa (UF) em que reside, será necessário enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação; foto do comprovante de residência atualizado.
Vale ressaltar que a apresentação do quitação militar somente é obrigatória para alistando do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos, ou seja, para os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade, os quais compõem a classe chamada para a seleção, tendo em vista a prestação do Serviço Militar inicial.
Dessa forma, Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral.
Da mesma forma, para regularizar o título basta acessar o Título Net, no entanto, é importante verificar se há multas eleitorais decorrentes de ausências nas urnas. O procedimento pode ser feito clicando aqui.
Já quem deseja transferir o local de votação, alteração de dados pessoais ou revisão para a regularização de inscrição cancelada o prazo e os procedimentos são os mesmos. A solicitação, ela será concluída após análise das informações dos documentos.
A analista judiciário do TRE-RR Iara Calheiros explicou que caso o eleitor não tenha acesso às ferramentas online, o TRE dispõe de oito cartórios para atender a população.
No caso do jovem que vai votar pela primeira vez e quer tirar o título, basta apresentar RG, comprovante de residência atualizado. Já para a regularização do título de eleitor é importante verificar a situação de multa.
“Essa consulta pode ser feita diretamente pelos nos whatsapp. Todas as zonas tem um canal de comunicação com o eleitor e todos os telefones estão disponíveis […] além do nosso site. Após a impressão da guia de multa, e pagamento o eleitor consegue regular sua situação.”
Iara também explicou que caso o eleitor tenha mudado de cidade, ou bairro e queira trocar o local de votação, é preciso apresentar também o novo endereço onde o eleitor vai residir por exemplo.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido