Política

Prefeitura e sindicatos dialogam sobre reforma previdenciária dos servidores

A Prefeitura de Boa Vista se reuniu, na tarde desta quarta-feira, 16, com representantes dos sindicatos municipais. O encontro fortaleceu o diálogo sobre o Projeto de Lei Complementar 001/2025. Ele trata da reforma previdenciária do município, reforçando o compromisso da gestão com os servidores.

Durante a reunião, o prefeito Arthur Henrique destacou a importância de manter um canal aberto de escuta com os sindicatos e anunciou o compromisso da gestão em retirar o caráter de urgência do projeto, que tramita na Câmara Municipal. Os representante do sindicato avaliara a decisão como positiva.

“A gente sai daqui satisfeito com o acordo, porque nossa preocupação era exatamente a votação acontecer sem analisarmos todo o processo que estávamos requerendo. Vamos ver o que vai acontecer em relação às decisões”, disse a representante do Sindicato de Professores e Professoras Municipais de Boa Vista (SindpromBV), Sirdennys Silva.

A representante do Sindicatos dos Trabalhadores de Saúde de Roraima (Sintras), Maceli Sintras, reforçou que o diálogo busca o alinhamento entre as partes. “É um processo importante, é o momento de reparar e construir. Acredito que para a base, depois de eu explicar, será bem positivo esse avanço no diálogo e na elaboração de uma proposta mais fidedigna”, afirmou.

Gestão de cuidado e responsabilidade na Prefeitura

Ainda na reunião, ficou definido um novo encontro com a Prefeitura para dar seguimento ao diálogo, visando principalmente a escuta dos pontos que os sindicatos devem apresentar. O secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Márcio Vinícius Almeida, reforçou que o trabalho seguirá de forma a respeitar e valorizar os profissionais.

“Nossa intenção é fazer o melhor para quem mais será impactado por essa reforma: o servidor público. Por isso, tudo será feito com responsabilidade e diálogo, dentro da legalidade. Qualquer sugestão que venha a beneficiar os servidores será analisada e poderá ser incorporada ao projeto se assim for acordado entre as partes”, ressaltou.

Conforme regimes próprios de previdência, o projeto atende a uma exigência da Emenda Constitucional 103/2019 que obriga as instituições a atualizar as alíquotas de contribuição. Isso sob pena de não receber recursos federais para infraestrutura, saúde, educação e outras áreas. De acordo com o Ministério da Previdência Social, 96% dos Regimes Próprios de estados e municípios já adequaram as alíquotas previdenciárias.

Fonte: Da redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Idoso fica ferido após invadir preferencial e ser atingido por carro no Centro de Boa Vista

Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…

59 minutos ago

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

2 horas ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

4 horas ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

4 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

5 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

6 horas ago