Política

PRIVILÉGIO: estrada da fazenda do governador foi reformada com serviço de qualidade em Iracema

O Roraima em Tempo esteve essa semana em várias vicinais dos municípios de Iracema e Caracaraí, ao sul do Estado para verificar uma denúncia enviada por produtores da região. A vicinal 03, no município de Iracema, onde fica uma fazenda do governador Antônio Denarium (PP), recebeu uma obra diferenciada recentemente.

Diferentemente das centenas de estradas de Roraima, a vicinal de Denarium, além de cascalho, tem pelo menos quatro galerias para passagem da água das chuvas. Com isso, o trecho permanecerá em perfeito estado. E também sem risco de rompimento, bem como de alagamento como ocorre no período chuvoso em todos os municípios.

Mas as obras de qualidade começam nas terras de Denarium e terminam nas terras de Denarium. A menos de dois quilômetros do fim da cerca da fazenda do governador recomeça o drama dos moradores. A mesma vicinal chega ao município de Caracaraí e demonstra a falta de atenção de Antônio Denarium, secretariado e prefeitura de Iracema.

Dificuldades dos produtores próximos

De acordo com o produtor Antônio Vieira, não é possível escoar a mercadoria. Conforme ele, quando os bois são vendidos, é necessário levá-los por terra até um ponto em que é possível colocá-los no caminhão.

“Vamos tocando o gado por vários quilômetros. Não existe a mínima condição de entrar um caminhão aqui nesse trecho. Nunca se preocuparam com a gente”, disse o morador da vicinal de Caracaraí.

A história da dona Odília Maria França é ainda mais triste. Morando na vicinal 04 do Apuruí, região de Caracaraí há 25 anos, ela e o marido tomaram a decisão de ir embora nesse fim de semana.

“Estou muito triste. Após quase 30 anos morando aqui teremos que ir embora para a cidade. Não temos estrada, escola e saúde por aqui. Alugamos uma casa em Caracaraí e viveremos lá sem saber o que será de agora em diante”, lamentou a idosa de 70 anos.

Obra completa

A maior parte de recuperação de estradas divulgada pelo atual governo trata-se de raspagem das vias. O trabalho é feito no verão. O maquinário passa a lâmina na via e joga o barro para a lateral. No entanto, quando começa o inverno, a água da chuva leva o barro de volta para a estrada.

E assim, as estradas acabam ficando intrafegáveis, causando transtornos aos moradores das vicinais. Sem as galerias, a água não escorre e também causa os alagamentos. O Roraima em Tempo publicou uma série se reportagens mostrando as dificuldades dessas pessoas no inverno deste ano.

Por outro lado, a obra feita na estrada da fazenda do governador é completa. Tem implantação de bueiros, utilização de cascalho e vários outros serviços que deixam a via com mais trafegabilidade, segura e livre de alagamentos.

Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

34 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

2 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

3 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago