Política

Promotor de Roraima pede que Sesau não vacine policiais penais e juíza reage com ‘espanto’

A juíza Joana Sarmento disse nesta segunda-feira (17) ter recebido com “espanto” uma recomendação do promotor Madson Carvalho, do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não cumprir a decisão de vacinar os policiais penais do Sistema Prisional.

O Ministério Público se limitou a dizer que a recomendação foi revogada hoje pela manhã. O governo confirmou que recebeu o documento nesse domingo (16), mas após diálogo entre órgãos a vacinação será mantida. (Leia notas ao final da matéria).

No início deste mês, a magistrada ordenou que a Sesau incluísse os policiais penais como grupo prioritário da vacinação contra Covid-19.

A secretaria não cumpriu e um novo despacho reforçou a ordem. Com isso, o governo anunciou a imunização da categoria. Aproximadamente 336 agentes devem ser contemplados.

Contudo, nesta segunda-feira (17), a juíza narrou que recebeu informação que haveria a recomendação por parte do promotor para o secretário Airton Cascavel não cumprir a ordem até a próxima quarta-feira (19), tempo para avaliação de um pedido do MPRR para derrubar a decisão da juíza.

“Registro que tomei com certo espanto possível recomendação e, ainda, não creio que o documento que me foi enviado seja verdadeiro, uma vez que custa-me crer que um promotor de Saúde tenha dado uma recomendação para que [um secretário] não cumpra ordem judicial expressa e que esta devidamente fundamentada e, ainda, atende a um pleito de promotor de Justiça com atribuições junto a esta Vara de Execução”, rebateu a magistrada.

O pedido para incluir os policiais penais como prioridade na campanha partiu do próprio Ministério Público. Segundo a solicitação, mesmo fazendo parte das Forças de Segurança, os agentes não tiveram a imunização negada pelo governo.

Até agora, 2.559 membros da Segurança e Salvamento foram vacinados contra o vírus. Contudo, o vacinômetro da Sesau não detalhe se os policiais penais foram incluídos.  

Roraima em Tempo teve acesso com exclusividade à recomendação emitida nesse domingo (16) pelo promotor Madson Carvalho, um dia antes da previsão para início da imunização dos policiais penais.

Nela, o promotor escreve que a classe “claramente não integra o referido grupo de atuação direta de combate à pandemia”. Afirma também que a decisão da juíza Joana Sarmento é “manifestamente ilegal”.

“Recomenda-se ao senhor secretário de Saúde de Roraima, que postergue o cumprimento da decisão judicial, até a próxima quarta-feira, dia 19, para que seja possível a avalização pelo Tribunal de Justiça e Territórios da liminar em Mandado de Segurança Coletivo que requer a declaração de nulidade absoluta da decisão inquinada como ato coator”, assina o promotor.

Por outro lado, a juíza Joana Sarmento criticou as declarações e disse que para “aferir se se trata de ‘fake news’ oficie-se a Promotoria de Saúde para que encaminhe eventual recomendação”.

CITADOS

O Ministério Público informa que a referida recomendação foi revogada na manhã desta segunda-feira (17) durante audiência realizada na 1ª Vara da Fazenda Pública. Reitera que sempre primou pelo cumprimento das decisões proferidas pelo poder Judiciário.

A Secretaria de Saúde informa após diálogo institucional entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), a Sesau e o Tribunal de Justiça, ficou decidido judicialmente a realização da vacinação dos policiais penais de Roraima, com início ainda nesta segunda-feira.

Esclarece que o Estado de Roraima vem seguindo integralmente o Plano Nacional de imunização e o Governo do Estado tem trabalhado para que todas as pessoas incluídas nos grupos prioritários sejam imunizados o mais breve possível.

Josué Ferreira

Recent Posts

Palestra conduz servidores de Boa Vista no alcance do equilíbrio e bem-estar emocional no ambiente de trabalho

Evento reuniu 80 servidores em dinâmicas e roda de conversa para reflexão coletiva

3 horas ago

Policiais salvam homem que engoliu pacote de cocaína

De acordo com a polícia, homem usou o entorpecente e agrediu a esposa antes de…

3 horas ago

Fim da escala 6×1: Governo Federal avalia enviar projeto unificado para agilizar aprovação

Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026

4 horas ago

Prefeitura de Alto Alegre contrata transporte escolar por mais de R$ 5 milhões

Contratação está no Diário Oficial dos Municípios

4 horas ago

Obras de pavimentação no bairro Jóquei Clube são intensificadas

Rua José Francisco recebe quase 1.300 metros de recomposição asfáltica e integra pacote que contempla…

5 horas ago

Primeira escola de tempo integral é inaugurada na zona rural de Boa Vista

Alunos entram às 7h30 e saem às 16h30, com aulas convencionais e atividades complementares como…

6 horas ago