Política

Relator da Subcomissão de Ética dá parecer favorável para cassação de Jalser Renier

O relator da Subcomissão de Ética, deputado Jorge Everton (sem partido) deu parecer favorável à cassação do mandato do deputado Jalser Renier (SD).

Everton apresentou o relatório, parecer e voto na tarde desta terça-feira (22) durante reunião ordinária da Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

“…voto pela perda do mandato do deputado Jalser Renier Padilha por conduta incompatível com o decoro parlamentar”, disse.

Os deputados integrantes da Comissão, Catarina Guerra (SD), bem como Evangelista Siqueira (PT) votaram junto com o relator. Apenas a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) votou contra.

Ao final, o presidente da Comissão de Ética, deputado Coronel Chagas declarou o relatório aprovado por três votos a um.

A Comissão de Ética Parlamentar criou a Subcomissão para apurar a possível quebra de decoro por parte de Jalser. Ele é acusado de mandar sequestrar o jornalista Romano dos Anjos. O crime ocorreu em outubro de 2020.

O extinto Partido Social Liberal (PSL), protocolou o pedido de cassação na ALE-RR em outubro do ano passado. O deputado federal Nicolleti assinou o documento após a prisão de Renier.

Relatório

No relatório, Everton descreveu todo o trabalho da Subcomissão de Ética. Ele relembrou os trâmites desde a criação da subcomissão até a conclusão dos trabalhos.

O deputado frisou a interferência do Judiciário quando o desembargador Mozarildo Cavalcante suspendeu as oitivas. E assim, parou os trabalhos do processo.

A interferência teve fim quando o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a decisão de Mozarildo e determinou a retomada da cassação de Jalser Renier. O ministro Luiz Fux entendeu que o processo é estritamente Legislativo e não cabe interferência do Judiciário.

O relatório também frisou as justificativas da defesa de Jalser. Os advogados afirmaram que o sequestro do jornalista Romano dos Anjos não passa de um fato imaginado.

Jorge Everton também destacou as operações Royal Flash e Cartas Marcadas, nas quais Jalser é acusado de lavagem de dinheiro, entre outros crime.

Do mesmo modo, outro caso lembrado foi o dia em que Renier invadiu a Rádio 93 FM e agrediu a ex-prefeita Teresa Surita (MDB).

O documento destacou ainda que de todos os presos pelo caso Romano dos Anjos, apenas o deputado Jalser não está preso, protegido pela imunidade parlamentar. O relator ressaltou a criação de uma organização criminosa no seio da ALE-RR.

O sequestro

O sequestro do jornalista Romano dos Anjos ocorreu no dia 26 de outubro do ano passado. Bandidos o retiraram de casa, o torturam e em seguida o deixaram em uma área na região o Bom Intento, na zona Rural de Boa Vista.

Romano estava com pés e mãos amarrados com fita adesiva, mas conseguiu se soltar. Como resultado, ele passou toda a noite próximo a uma árvore no Bom Intento. Em contrapartida, a polícia encontrou o carro do jornalista queimado pelos criminosos.

Prisão de Jalser

Jalser, assim como nove militares e um ex-servidor da ALE-RR, foram presos nas duas fases da Operação Pulitzer e denunciados pelo Ministério Público de Roraima (MPRR). Isso após a investigação da força-tarefa criada para apurar o caso.

A Assembleia decidiu, por unanimidade, manter a prisão do parlamentar. Entretanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu o relaxamento da prisão de Renier e o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) impôs medidas cautelares.

Depois disso, o deputado pediu para retirar as medidas, mas o STJ negou e determinou que a ALE-RR decidisse sobre o caso.

Em contrapartida, todos os outros presos também entraram com pedido de habeas corpus no STJ. Contudo, todos tiveram o pedido negado.

Depois disso, o deputado conseguiu permissão do STJ para retirar a tornozeleira. Em seguida os deputados retiraram as outras medidas em votação. A única que permaneceu é que Jalser fica proibido de manter contato com Romano, a esposa Nattacha Vasconcelos e os outros investigados.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Credenciamento para Instrutores e Consultores do Senar Roraima encerra amanhã, 2 de fevereiro

Processo não estabelece número máximo de vagas e contratação ocorrerá em todo estado

41 minutos ago

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

17 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

18 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

19 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

20 horas ago