Política

Romero Jucá aciona Justiça Federal contra Roraima Energia, União e Aneel para reduzir os valores da energia em RR

O presidente do MDB-RR, Romero Jucá, acionou a Justiça Federal para melhorar o serviço de energia em Roraima e reduzir os valores da conta de luz. Dessa forma, ele entrou com duas ações populares contra a Roraima Energia, a União e a Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel).

A primeira ação denuncia a má qualidade dos serviços da Roraima Energia e, da mesma forma, os prejuízos causados à população. Já na segunda ação, o autor mostra que a Aneel não está usando valores disponíveis no cálculo do reajuste da tarifa. E são esses valores que podem diminuir o preço da conta de luz.

Entre eles está o valor do ressarcimento pela cobrança do PIS/Cofins sobre o ICMS. Segundo Romero Jucá, a Aneel usa só 20% desse valor. Porém, o certo é usar 100% em favor dos consumidores.

De acordo com ele, o objetivo é evitar mais prejuízos para quem paga pelo serviço. “Eu estou agindo para proteger a nossa população contra os aumentos na conta de luz. Porque não é justo pagar um valor alto por um serviço que não é de qualidade”.

Serviço de Energia: a empresa não cumpriu o contrato

A Roraima Energia venceu o Leilão 2/2018 feito pelo Governo Federal. E assim, a partir de 11 de dezembro de 2018, ela assumiu a distribuição de energia em todo o Estado, conforme o contrato de Concessão de Distribuição 04/2018. Este, por sua vez, vale até 2048.

Mas a ação popular mostra que a empresa não cumpriu uma série de obrigações. E isso afetou a qualidade do serviço.

“A empresa não está cumprindo com o contrato. E isso gera efeitos na vida de todos no Estado. As quedas de energia continuam, principalmente, no interior. Então, não é justo que a população pague tão caro por um serviço ruim”.

E para mostrar isso, a ação usa as Notas Técnicas da Aneel com dados sobre as quedas de luz. Um deles é o Painel de Desempenho da Companhia. Ele mostra, por exemplo, que entre fevereiro de 2021 e janeiro deste ano, quase 97% das reclamações foram por esse problema.

“As quedas de energia estão acima do índice aceitável. Então, a Roraima Energia tem que responder por isso e compensar o dano que causou”.

Veja o que pedem as ações:

  • A tutela de urgência para evitar o aumento da tarifa até a decisão final;
  • O desconto na tarifa para compensar o prejuízo dos consumidores;
  • A inclusão de 100% do valor de ressarcimento do crédito do PIS/Cofins no próximo reajuste anual de tarifa;
  • O uso de mais de R$ 39 milhões, correspondentes à ação judicial no. 1000478-44.2019.401.3400, como componente financeiro negativo no cálculo no próximo reajuste anual da tarifa.

Conheça a história da energia em Roraima

A energia é um tema ligado diretamente ao desenvolvimento. Por isso, Romero Jucá sempre tratou desse tema, buscando soluções para melhorar o serviço no Estado.

Conforme ele, a história da energia em Roraima pode ser dividida em fases. Essas fases acompanharam o crescimento do Estado e da população.

“Na primeira fase, o Governo Federal tomou conta da geração de energia aqui. Por isso, a Eletrobras veio. Já na segunda fase, ela ajudou a trazer o Linhão de Guri”.

A terceira fase, conforme Romero Jucá, trata dos esforços para trazer o Linhão de Tucuruí. Do mesmo modo, essa fase trata da vinda das termoelétricas.

“As usinas são uma solução emergencial. Porque sem Guri e sem a energia de Tucuruí, o Estado ia ficar no Escuro. Porém, é o Linhão de Tucuruí que vai gerar a energia que o nosso Estado precisa para crescer”.

A história da energia de Roraima está em uma série de vídeos no canal do Youtube de Romero Jucá.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

21 segundos ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

1 hora ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

2 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

3 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

3 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

3 horas ago