Roraima é o 2º pior estado em eficiência da máquina pública, diz estudo

Estudo considera dimensões como controle de gastos e gestão de pessoal, meritocracia e qualidade da democracia revelando os desafios para tornar os governos mais eficientes e capazes de responder às demandas da sociedade

Roraima é o 2º pior estado em eficiência da máquina pública, diz estudo
Antonio Denarium – Foto: Reprodução/Flickr/Progressistas

O estudo do Centro do Centro de Liderança Pública (CLP) de 2025 revelou que Roraima é o 2º pior estado no Ranking de Competitividade quando o assunto é a eficiência da máquina pública. A entidade divulgou o resultado da pesquisa nesta quinta-feira, 5.

Para chegar ao resultado, o CLP considerou dimensões como controle de gastos e gestão de pessoal, meritocracia, assim como qualidade da democracia. Revelando, assim, os desafios para tornar os governos mais eficientes e capazes de responder às demandas da sociedade.

“O pilar de Eficiência da Máquina Pública do Ranking de Competitividade mostra que criar mecanismos de incentivos para a construção do bom governo é essencial. A melhoria da eficiência do aparato governamental é condição central para reforçar a legitimidade das instituições democráticas, fator fundamental para impulsionar o desenvolvimento”, divulgou o CLP.

Roraima fica à frente apenas do Estado do Amapá, que está na 27ª posição. Em 1º lugar está Rio Grande do Sul, seguido de São Paulo (2º) e Paraná (3º).

Fonte: Da Redaão

0
Would love your thoughts, please comment.x