Os candidatos ao Governo de Roraima, Rudson Leite (PV), Juraci Escurinho (PDT) e Fábio Almeida (Psol), apresentaram propostas para o setor produtivo do estado na tarde desta quinta-feira (1º). O encontro ocorreu no auditório da Federação das Indústrias de Roraima (Fier).
Da mesma forma, Teresa Surita (MDB) e Antonio Denarium (PP) estiveram no evento pela manhã, conforme ordem de sorteio das apresentações.
Cada candidato respondeu a seis perguntas. Os temas envolviam: infraestrutura, desenvolvimento industrial, desenvolvimento social, meio ambiente e construção civil.
Assim, o candidato Rudson disse que caso eleito, em seu governo não haverá corrupção e afirmou que em suas alianças políticas Mecias de Jesus (Republicanos) não terá espaço.
“O grupo do Senador Mecias de Jesus não fará parte do meu governo em hipótese nenhuma. Em hipótese nenhuma. O que eu quero é fazer um governo sem corrupção, um governo voltado para as pessoas com resultados” disse.
Do mesmo modo, ao falar sobre suas propostas para desenvolvimento social, Hudson criticou a forma como o Governo Estadual tem tratado a segurança pública enquanto explicava sobre investir em educação.
“Se a gente não conseguir incluir as pessoas socialmente, a gente vai esta criando marginais. Precisamos pensar em educação e pensar em empregos e pensar em políticas públicas voltadas para o apoio a quem tá produzindo […] Vi o governo com muitas viaturas, policiais equipados isso é bom pra fazer segurança? É! Mas eu acho que falta administração […] passa tudo quanto é polícia, mas não estão fazendo segurança de nada, é propaganda.“
O candidato também disse que caso eleito, em seu governo ele vai construir ferrovias para o Norte.
“A linha férrea é uma ideia bem aceita pelo governo federal e por organismos internacionais. E é possível sim a gente começar a pensar em ferrovias.”
Por outro lado o candidato Juraci escurinho, fez uma crítica às gestões que não investiram no estado para que se tornasse um local para dialogar com o mercado internacional.
“O setor industrial é a nossa porta de chegada para os empresários e podemos colocar Roraima a nível de Brasil […] Quando se fala em Roraima se fala em corrupção e despesa. Temos que deixar claro que nós somos um lugar que produzimos e temos PIB.“
Já sobre propostas para construção de estradas, Juraci disse sua gestão vai envolver planejamento.
“Quando começa a chover aí os gestores começam a mandar maquinas para poder arrumar as estradas. Não se faz nada sem planejamento. […] No meu governo eu vou fazer um levantamento no inverno, mas também vou dar assistência ao produtores.”
Em contrapartida o candidato disse que vai então buscar dialogar com a Prefeitura de Boa Vista.
Por outro lado, o candidato Fábio Almeida disse que em seu plano apresenta propostas que atendam a sociedade de modo geral.
“Nós precisamos formatar leis e formatar políticas que atendam os setores produtivos como um todo.”
Conforme Fábio, caso eleito em seu governo ele será um defensor que vai resolver problemas. No entanto, todos os compromissos firmados, serão articulados junto ao Governo Federal.
“Não faz sentido investir R$ 60 milhões na recuperação de BR e com menos de 8 meses depois ela está esburacada. Nós estamos falando de questões técnicas que precisam ser observadas, porque Roraima é campeã em perder dinheiro.”
Do mesmo modo, sobre a construção de estradas, Fábio disse que vai fazer parceria com as prefeituras dos municípios. Além disso, criticou orçamentos da Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR)
“Nós temos uma situação delicada. As estradas estaduais não sofrem processo de recuperação pelo Estado. E isso precisa ser feito. Porém precisamos reformular o orçamento do Estado para isso […] Não é possível pensar em qualquer processo de desenvolvimento, seja no fortalecimento do setor industrial, do cooperativismo da classe trabalhadora com uma Assembleia Legislativa que consome R$ 248 milhões por ano.”
Por fim, Fábio Almeida disse que em seu governo, vai retomar a energia de Guri. Então, ele explicou que futuramente os empresários podem ter problema caso não pensem em estratégias para a questão da energia no estado.
“Nós temos uma linha de transmissão construída. Guri pode ser a principal fonte de energia com a união que vem de Tucuruí. Nós temos as nossas termoelétricas como suportes estratégicos. […]
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido