Ruim de matemática: Ítalo Otávio cobra LDO, erra cálculo de prazo e publica fake news para atacar prefeito

Vereador acusou equivocadamente o prefeito de Boa Vista de não entregar a LDO à Câmara dentro do prazo estabelecido pela legislação. Questionado se pretende se retratar diante do erro, ele não respondeu

Ruim de matemática: Ítalo Otávio cobra LDO, erra cálculo de prazo e publica fake news para atacar prefeito
Vereador ítalo Otávio – Foto: Reprodução/Instagram

O vereador Ítalo Otávio (Republicanos) acusou equivocadamente o prefeito Arthur Henrique (MDB) de não entregar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) à Câmara Municipal de Boa Vista dentro do prazo estabelecido pela legislação. Contudo, o parlamentar cometeu um erro de cálculo e acabou passando vergonha em suas redes sociais nesta quarta-feira (5).

Segundo o vereador, o prefeito deveria ter encaminhado a LDO em 15 de maio. No entanto, a lei estabelece que o Executivo deve enviar o documento em até seis meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro, ou seja, até o dia 15 de junho.

O erro foi percebido pelo jornalista Caíque Silva, que deixou um comentário no vídeo publicado pelo vereador. “Essa conta saiu da sua cabeça? Por acaso seu ano tem apenas 11 meses?”, ironizou.

A única intenção do vereador Ítalo Otávio com a postagem foi a de atacar a gestão de Arthur Henrique, mas acabou se utilizando de uma informação falsa para prejudicar a imagem do gestor, o que ultrapassou, e muito, a linha da crítica.

O jornalista ainda pediu para que Ítalo Otávio se retratasse com o prefeito Arthur pelo equívoco. No entanto, ele bloqueou o profissional e, em seguida, apagou o vídeo.

“O vereador fez uma acusação falsa de que o prefeito estaria cometendo crime. Após o comentário na postagem, além de não obter uma resposta, o vereador simplesmente me bloqueou e me baniu da página. O vereador é uma figura pública e ele não pode ter atitudes antidemocráticas como essa. Simplesmente deletar comentários e banir um cidadão das redes é uma atitude que não condiz com o cargo de representante do povo. Quer dizer que ninguém pode discordar ou corrigir uma informação equivocada do vereador?”, questionou Caíque Silva.

Questionado, ítalo não fala em retratação

A reportagem entrou em contato com o parlamentar para perguntar se ele pretende fazer uma retratação após a cobrança equivocada. Em nota, ele atribuiu o seu equívoco a uma suposta falta de transparência da Prefeitura de Boa Vista que, conforme ele, deixa de responder questionamentos dos vereadores. O vereador não reconheceu o erro e, apesar de ter apagado o vídeo, não respondeu se vai se retratar.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x