Foto: Reprodução/redes sociais
A Prefeitura de São Luiz do Anauá decretou situação de emergência sob a justificativa de estiagem na região. O documento, assinado no último dia 4 pelo prefeito Chicão (Progressistas), está publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM).
No decreto, o gestor afirma que “a situação climática anormal vem atingindo um importante parcela das localidades”. Com isso, a prefeitura criou um Comitê de Crise “para enfrentamento da situação”.
Um boletim disponibilizado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima (Femarh-RR) com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta terça-feira, 11, não aponta o município com uma das áreas com alto risco para focos de calor.
Além disso, o documento trouxe um comparativo entre os focos de calor entre os dias 1 a 11 de fevereiro deste ano com o mesmo período de 2024. O boletim mostra que o número de focos era quatro vezes maior no ano passado. Veja:
A Prefeitura de São Luiz já havia decretado emergência financeira no dia 21 de janeiro. O próprio Ministério Público de Contas de Roraima (MPC) chegou a enviar ofícios ao Município para questionar a real necessidade do decreto. Conforme o órgão, a medida “cria uma série de brechas jurídicas que podem permitir à atual gestão evitar o pagamento de dívidas antigas”.
Do mesmo modo, quem também decretou situação de emergência pela estiagem foi a Prefeitura de São João da Baliza. Atualmente, o município apresenta somente 3 focos de calor, segundo dados do boletim da Femarh.
Fonte: Da Redação
Parlamentar disse ter em mãos comprovantes que mostram que o governador Antonio Denarium pagou, da…
Convocação tem o objetivo de apurar possíveis irregularidades na concessão e regularização fundiária no estado
Há vagas para atendente balconista, babá, gerente de loja, padeiro, servente de obras e muito…
Evento é gratuito e vai acontecer entre os dias 25 e 27 de abril
Gestão de Métodos de Acesso e Recuperação de conta é uma das novas funcionalidades para…
Apesar da alta dos juros, em dezembro de 2023, o Conselho Monetário Nacional determinou um…