A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) renovou, no dia 25 de novembro, um contrato para manutenção de ar-condicionados por R$ 2,7 milhões.
O extrato do 1º termo aditivo está no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 1º de dezembro que o Governo de Roraima publicou nesta segunda-feira (5).
Quem assina o contrato é o secretário de Educação, Raimundo Nonato Mesquita, que ocupa o cargo desde maio deste ano.
No processo, a Seed justifica que a empresa contratada realizará manutenção em centrais de ar de escolas e de setores administrativos da própria Secretaria.
Falta de estrutura
Em agosto deste ano, alunos da Escola Estadual José de Alencar, em Rorainópolis, Sul de Roraima, tomaram as ruas da cidade em manifestação. Desse modo, uma das principais pautas era justamente a falta de ar-condicionados na unidade escolar.
Após pressão de alunos e repercussão em veículos de comunicação, a Seed enviou 16 centrais de ar para a escola.
Anteriormente, o Roraima em Tempo mostrou que alunos da Escola Estadual Nova Esperança, da Vila Samaúma em Mucajaí, região Sul de Roraima , levaram os próprios ventiladores para a instituição já que o local não tinha ar-condicionado.
Na ocasião, a Seed afirmou que iria adquirir 897 centrais de ar e 799 ventiladores novos para atender as escolas da rede estadual.
Além disso, em setembro, a Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio Estadual Militarizado José Aureliano da Costa, no Cantá, realizou um bingo para comprar ventiladores para as salas de aula.
Procurada, assim como na vez anterior, a Seed afirmou que estava adquirindo centrais de ar e ventiladores.
Fonte: Da Redação