STF - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a lei que proibia a destruição de bens apreendidos em operações ambientais. A sessão virtual ocorreu no dia 17 de fevereiro.
A decisão confirmou a liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso que foi o relator das ações. Assim, ele observou que a Lei estadual 1.701/2022 viola a competência privativa da União para legislar sobre direito penal.
Dessa forma, em seu entendimento, lei de Roraima limita a eficácia da Lei de Crimes Ambientais prevista em lei federal que autoriza a apreensão e a destruição de produtos e instrumentos de infrações ambientais. Com isso, esvazia um instrumento de fiscalização ambiental.
Além disso, o ministro avaliou também que a norma estadual fere o próprio direito fundamental ao meio ambiente. Pois acaba por permitir a prática de novas infrações ambientais. Para ele, a manutenção dos efeitos da lei coloca em risco a efetividade da fiscalização, com potenciais danos irreparáveis ao meio ambiente e aos indígenas.
Em julho do ano passado o Governador Antonio Denarium (PP) sancionou a lei que proibia a destruição de maquinário usado por garimpeiros durante as operações. A lei tinha como objetivo beneficiar também pecuaristas e madeireiros.
Além disso, no mesmo dia, diversos apoiadores comemoraram organizando um churrasco em frente ao Palácio do Governo.
Do mesmo modo, o STF em 2021, já havia derrubado uma outra Lei Estadual sancionada por Denarium que liberava o uso de mercúrio em garimpos.
Na época o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, disse que a norma divergia do modelo federal de proteção ambiental e ainda afrontava a competência da União.
Fonte: Da Redação com informações do STF
Título concedido destaca o Pressem como referência em governança, transparência e sustentabilidade
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…