Política

STF determina retorno de vereador à Câmara Municipal de Iracema

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o retorno do vereador Gabriel Queiroz (PL) ao cargo na Câmara Municipal de Iracema. A decisão foi proferida pelo ministro Gilmar Mendes nesta terça-feira (19).

O político havia sido cassado em 2021 por quebra de decoro após sugerir a abertura de uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) para apurar suspeita de corrupção na gestão de Jairo Ribeiro (Republicanos). Ele foi afastado em maio daquele ano após ser denunciado pelo vereador Jailson Barbosa da Silva.

Para Pezão, as críticas constantes de Queiroz à prefeitura provocaram clima de instabilidade na política do município. É que Gabriel mobilizou moradores por meio de redes sociais para pressionar os parlamentares a criarem uma CPI. Logo após a recusa dos vereadores, ele se referiu aos parlamentares como “coniventes com a corrupção praticada pela prefeitura”.

Argumentos

Para obter decisão favorável no STF, o advogado Emerson Luis Gomes Delgado, do escritório Delgado Gomes Advogados Associados, explicou que foi preciso mostrar que o ato praticado pela Câmara Municipal de Iracema foi ilegal. “[O ato] afronta uma Súmula do Supremo e isso foi reconhecido na decisão proferida ontem pelo ministro Gilmar Mendes”, disse.

O advogado se refere ao rito adotado para afastar Gabriel Queiroz. É que presidente da Comissão que cassou o parlamentar escolheu os vereadores, no entanto, os nomes deveriam passar por sorteio.

Emerson destacou que o retorno de Queiroz ao cargo é imediato, mas ainda é preciso “aguardar as providências burocráticas”, como expedição de notificação do Supremo à Câmara Municipal.

‘Perseguição’

Em entrevista ao Roraima em Tempo em agosto de 2021, o vereador Gabriel Queiroz disse que sofria perseguição por criticar o prefeito Jairo Ribeiro.

“Sou o único vereador que quer resolver as coisas pela honestidade e me afastaram do cargo. Provavelmente não voltarei por não aceitar a corrupção do município”

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

42 minutos ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

3 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

5 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

5 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

5 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

7 horas ago