Política

STF pede informações ao Governo e Assembleia sobre indicação de primeira-dama ao cargo de conselheira do TCE-RR

O supremo Tribunal Federal (STF) pediu informações ao Governo de Roraima e da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) sobre a indicação da primeira-dama Simone Denarium, ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). O processo foi protocolado no dia 23 de maio, pelo deputado estadual Jorge Everton (União Brasil).

Entenda

O deputado alegou que o govenador Antonio Denarium (PP) interferiu no processo eleitoral e assim conseguiu eleger a própria esposa ao cargo vitalício no órgão. Ele então pediu a suspensão da ocupação do cargo de conselheira no TCE-RR. Além disso, o deputado citou crime de nepotismo por parte do governador.

Relembre o caso do cargo no TCE-RR

O juiz Luiz Alberto de Morais Júnior do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) manteve a candidatura da primeira-dama Simone Denarium ao cargo de conselheira do TCE-RR. O magistrado afirmou que não havia provas de que a primeira-dama tenha vínculo com o governador. Dessa forma, no dia 24 de maio, ela tomou posse no cargo com 17 votos dos deputados.

Uma ação popular ainda pede a suspensão da nomeação da primeira-dama Simone Denarium no Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR). O advogado Jorge Mário Peixoto deu entrada na Vara da Fazenda Pública no dia 25 de maio.

O profissional sustenta que o presidente da ALE-RR Soldado Sampaio (Republicanos) tanto assinou o Decreto Legislativo após a eleição na Casa, como assinou o decreto de nomeação como governador em exercício. Para o autor da ação há ilegalidades, pois o governador se afastou do cargo para não ter que assinar a nomeação da esposa.

“Os atos até então praticados estão eivados de ilegalidades, tanto por razões objetivas – a nomeada e indicada é esposa do Governador – quanto subjetivas, pois não preenche os requisitos para ocupar um cargo desta relevância para o estado, infringindo, portanto, princípios e normas constitucionais, já sumulados pelos Tribunais Superiores”, sustentou.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

46 minutos ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

1 hora ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

3 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

3 horas ago