Política

Sampaio aguarda conclusão dos trabalhos de Subcomissão para votar cassação de Jalser

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (PC do B), afirmou que aguarda a conclusão dos trâmite da Subcomissão de Ética para colocar o pedido de cassação do deputado Jalser Renier (SD) em votação no plenário. Sampaio deu a declaração na manhã desta terça-feira (15), durante abertura do Ano Legislativo.

Atualmente, o processo está na fase de oitivas na Subcomissão de Ética, criada para analisar a acusação de quebra de decoro parlamentar de Jalser. Ele é indicado em inquérito como o mandante do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos.

“As comissões têm independência de atuação. Têm um presidente, têm um relator. Sempre respeitando o papel das comissões. Então cabe ao presidente dessa comissão, o deputado Coronel  Chagas (PRTB), ao deputado  Jorge Everton (sem partido) dar seguimento na tramitação dessa representação de quebra de decoro contra o deputado Jalser Renier.” explicou Sampaio.

O presidente disse ainda que, após a conclusão das análises, o caso virá ao plenário.

“Após a conclusão de trabalho, retornará à Comissão de Justiça que seguirá também o seu rito respeitando o trâmite dentro da comissão e logo em seguida virá para o plenário. No plenário, estará sob a gestão do presidente que, com certeza eu pautarei o relatório das comissões, em especial da Comissão de Ética pela quebra ou não do decoro parlamentar do deputado Jalser Renier.”

Entenda

Em novembro do ano passado, a Comissão de Ética da ALE-RR criou a Subcomissão. Ela tem como relator Jorge Everton, enquanto o deputado Evangelista Siqueira (PT) é o revisor. Já a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) atua como membro.

Os deputados da Subcomissão são, assim, os responsáveis pelas apuração dos crimes pelo qual Jalser Renier é acusado. Conforme Coronel Chagas, Jalser tem direito à ampla defesa.

Prisão de Jalser

Jalser foi preso no dia 1º de outubro de 2021 por suspeita de ser o mandante do sequestro do jornalista Romano dos Anjos. Em seguida, a Assembleia decidiu, por unanimidade, mantê-lo na prisão.

Renier foi solto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), por decisão do ministro Jesuíno Rissato.

Suspensão de audiência na Subcomissão

A audiência em que a Subcomissão ouviria as 32 testemunhas estava marcada para o dia 30 de novembro. Contudo, o desembargador Mozarildo Cavalcante suspendeu, após o pedido do parlamentar.

No pedido, Jalser disse que não teria como notificar as testemunhas. É que, conforme ele, as medidas que cumpria após ter saído da prisão o impediam de manter contato com os envolvidos no caso Romano dos Anjos. O deputado indicou como testemunha a própria vítima do crime pelo qual ele é acusado de ser o mandante.

Além disso, Jalser também indicou o policial militar Hélio Pinheiro, sendo que ele também é um dos investigados no caso.

Retomada dos trabalhos da Subcomissão

Depois da suspensão, a ALE-RR recorreu, então o procurador-geral da República, Augusto Aras, deferiu o processo para dar andamento na cassação de Jalser.

No último dia 09, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a decisão do juiz Mozarildo Cavalcante. Então, o ministro Luiz Fuz, presidente do STF, determinou a retomada do processo de cassação.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Vacina contra a gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista

População a partir dos seis meses de idade pode ter acesso ao imunizante. Vacinação é…

11 horas ago

Exonerações de Régys Freitas e Dilma Costa são publicadas no Diário Oficial

Governador exonerou o agora ex-controlador após determinação da Justiça. Já na sexta-feira, 4 de abril,…

11 horas ago

Testemunha de operação do MP denuncia marido da prefeita de São João da Baliza por suposta ameaça

Conforme relatado pela vítima, Luiz Paulo de Oliveira teria dito a ela para 'mudar de…

11 horas ago

Governo Federal vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas

Projeto de lei será encaminhado ao Congresso, disse ministro

12 horas ago

Idosa de 73 anos é presa suspeita de usar a própria casa como ponto de venda de drogas em Boa Vista

De acordo com a Polícia Civil, casa da mulher conhecida como 'Lora' era considerada uma…

12 horas ago

‘Declare Certo’: Sescon oferece orientações gratuitas sobre declaração do Imposto de Renda em Roraima

Ação acontecerá na área externa da Sefaz no dia 17 deste mês. Iniciativa promove a…

13 horas ago