Política

TCE-RR investiga ordem cronológica de pagamentos de contratos na Saúde e Educação

O Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) vai investigar o cumprimento da ordem cronológica de pagamentos nas duas secretarias de maior orçamento financeiro do Governo de Roraima.

A investigação ocorre na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), bem como na Secretaria de Estado da Educação e Desportos (Seed).

Conforme a publicação do Diário Eletrônico do órgão, um auditor está designado a apurar os pagamentos a partir da última segunda-feira (5).

O profissional terá até o dia 30 para realizar a apuração. Logo depois, ele produzirá o relatório entre os dias 3 e 27 de outubro.

Ordem cronológica

De acordo com a lei federal Nº 8.666/93, os órgãos públicos devem seguir ordem cronológica para realização de pagamentos de contratos.

Dessa forma, como se trata da gestão financeira do Estado, a quebra de ordem cronológica deve ser regulamentada através de Lei Complementar aprovada pela maioria dos deputados estaduais. Assim, o Governo criou um Projeto de Lei ainda durante a gestão da ex-governador Suely Campos.

No entanto, em dezembro de 2018, durante a intervenção, o PL voltou para o Palácio do Governo sem ter passado pela análise dos deputados.

Por outro lado, em abril de 2019, ao invés de criar uma Lei Complementar, o governador Antonio Denarium (PP) criou o Decreto Nº 26.695 que regulamenta a quebra da ordem cronológica de pagamentos. Dessa forma, o Estado ficou autorizado a pagar dívidas atuais sem ter que quitar as anteriores.

O artigo 9º do decreto diz que a quebra da ordem cronológica só pode ocorrer em casos específicos. Entre eles, estado de emergência, grave perturbação da ordem e a mais utilizada pelo Governo de Roraima: em casos relevantes ou de interesse público.

O decreto diz ainda que as despesas de gestões anteriores serão pagas separadas e de acordo com a disponibilidade financeira do órgão estadual.

Grande número

Em consulta ao Diário Oficial do Estado (DOE), a reportagem constatou mais de 1.200 pagamentos feitos através de quebra de ordem cronológica somente entre janeiro e agosto deste ano. E dos mais diversos tipos de serviços.

Assim, o Governo de Roraima pagou serviços como aquisição de eletrodomésticos para a Seed; impressão e cópias, aluguel de veículo, aluguel de imóvel e até mesmo coffee break para a Secretaria de Gestão Estratégica (Segad);

Todos esses pagamentos estão justificados nas publicações como “justificada pela urgência e essencialidade que o caso requer”.

Citado

A reportagem entrou em contato com o Governo de Roraima, mas não obteve resposta.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Homem é preso em Boa Vista por estuprar a própria filha durante sete anos

Atualmente com 13 anos, a vítima revelou que sofria abusos do pai desde os seis…

31 minutos ago

Sine oferta 109 vagas para Roraima nesta sexta-feira, 22

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

2 horas ago

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo

16 horas ago

Polícia faz buscas em casa de servidor público que furtou seis tablets da escola onde ele trabalhava em Boa Vista

Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…

16 horas ago

Contribuintes de Roraima têm até o final do ano para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…

17 horas ago

Jovens e crianças do projeto ‘Coral ArtCanto’ iniciam ensaios para o Natal da Paz 2024

Grupo terá 9 apresentações durante o maior espetáculo natalino de Roraima, contando com 150 coristas

18 horas ago