Política

TCE-RR investiga ordem cronológica de pagamentos de contratos na Saúde e Educação

O Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) vai investigar o cumprimento da ordem cronológica de pagamentos nas duas secretarias de maior orçamento financeiro do Governo de Roraima.

A investigação ocorre na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), bem como na Secretaria de Estado da Educação e Desportos (Seed).

Conforme a publicação do Diário Eletrônico do órgão, um auditor está designado a apurar os pagamentos a partir da última segunda-feira (5).

O profissional terá até o dia 30 para realizar a apuração. Logo depois, ele produzirá o relatório entre os dias 3 e 27 de outubro.

Ordem cronológica

De acordo com a lei federal Nº 8.666/93, os órgãos públicos devem seguir ordem cronológica para realização de pagamentos de contratos.

Dessa forma, como se trata da gestão financeira do Estado, a quebra de ordem cronológica deve ser regulamentada através de Lei Complementar aprovada pela maioria dos deputados estaduais. Assim, o Governo criou um Projeto de Lei ainda durante a gestão da ex-governador Suely Campos.

No entanto, em dezembro de 2018, durante a intervenção, o PL voltou para o Palácio do Governo sem ter passado pela análise dos deputados.

Por outro lado, em abril de 2019, ao invés de criar uma Lei Complementar, o governador Antonio Denarium (PP) criou o Decreto Nº 26.695 que regulamenta a quebra da ordem cronológica de pagamentos. Dessa forma, o Estado ficou autorizado a pagar dívidas atuais sem ter que quitar as anteriores.

O artigo 9º do decreto diz que a quebra da ordem cronológica só pode ocorrer em casos específicos. Entre eles, estado de emergência, grave perturbação da ordem e a mais utilizada pelo Governo de Roraima: em casos relevantes ou de interesse público.

O decreto diz ainda que as despesas de gestões anteriores serão pagas separadas e de acordo com a disponibilidade financeira do órgão estadual.

Grande número

Em consulta ao Diário Oficial do Estado (DOE), a reportagem constatou mais de 1.200 pagamentos feitos através de quebra de ordem cronológica somente entre janeiro e agosto deste ano. E dos mais diversos tipos de serviços.

Assim, o Governo de Roraima pagou serviços como aquisição de eletrodomésticos para a Seed; impressão e cópias, aluguel de veículo, aluguel de imóvel e até mesmo coffee break para a Secretaria de Gestão Estratégica (Segad);

Todos esses pagamentos estão justificados nas publicações como “justificada pela urgência e essencialidade que o caso requer”.

Citado

A reportagem entrou em contato com o Governo de Roraima, mas não obteve resposta.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Obra de infraestrutura no Jardim Tropical soluciona 44º ponto crítico de alagamento em Boa Vista

Implantação de 340 metros de drenagem na rua Anderson Corrêa Fernandes reforça a segurança viária…

1 hora ago

Senado: Projeto de Lei libera produção do mounjaro para ampliar oferta no Sus

Mounjaro é um medicamento injetável aprovado recentemente pela Anvisa para tratar diabetes tipo 2 e…

2 horas ago

Ari’Kuta Cred’: incentivo da Prefeitura fortalece cultura e empreendedorismo indígena

Equipes da AME BV fazem visitas aos negócios inscritos na linha de crédito voltada às…

3 horas ago

Saiba como se prevenir dos golpes financeiros no Carnaval

É preciso estar atento à troca de cartões e falsos ingressos

4 horas ago

Alunos caminham horas até escola e denunciam falta de transporte escolar em vicinais de Rorainópolis

Estudante diz que não tem condições de ir e voltar à pé, pois o percurso…

6 horas ago

Maus-tratos: homem é preso após atirar com carabina em filhote de cachorro no bairro Nova Cidade

Animal foi socorrido e levado para um hospital veterinário. Policia encontrou munições e uma pistola…

7 horas ago