O senador Telmário Mota (PROS) usou as redes sociais na manhã desta segunda-feira (23) para responsabilizar o senador Mecias de Jesus (REPU) pela tragédia dos Yanomami.
Além disso, Mota também disse que a crise resulta da corrupção e da falta de uma política indigenista eficiente.
“Esse DSEI estava sendo coordenado por uma máfia, indicada pelo senador Mecias de Jesus, um homem que onde coloca as mãos tem destruição ou corrupção”, escreveu.
O senador, que está no final do seu mandato, pois não conseguiu a reeleição, considerou a crise dos indígenas como um genocídio.
“Esses ladrões devem ser responsabilizados por esse genocídio e pela morte dessas 570 crianças nos últimos quatro anos”.
Na mesma publicação, Telmário também defendeu o garimpo, que é um dos problemas que afeta a saúde dos Yanomami devido ao mercúrio jogado nos rios. Dessa forma, o senador afirmou que “Querer jogar a crise dos Yanomami no colo dos garimpeiros é uma grande injustiça”.
Presidente Lula
No sábado (21) o presidente Lula esteve em Boa Vista para ver de perto a situação dos indígenas. Em seguida, em entrevista coletiva ele afirmou que vai acabar com o garimpo ilegal nas terras indígenas.
Além disso, Lula disse que tomará medidas urgentes para resolver a situação. Antes disso, o Ministério da Saúde já havia decretado situação de emergência.
Por outro lado, nesta segunda-feira (23) o presidente exonerou 11 coordenadores de saúde indígena. Entre eles o do Dsei-Leste em Roraima.
Fonte: Da Redação