Entrevista com Teresa Surita - Foto: Rayane Lima
A ex-prefeita Teresa Surita (MDB) participou do programa Rádio Verdade na Rádio 93 FM, nesta terça-feira, 25, com a apresentação de Bruno Perez. Ela falou sobre política e transformação em Roraima.
“A minha vida é fazer política. Eu acho que é um instrumento transformador. Esta aí Boa Vista, é só a gente comparar, por exemplo, como era o Beiral, a própria Orla, as escolas, os projetos sociais. Tudo que está ai, a transformação”, destacou.
Questionada por Bruno Perez sobre a pergunta que ela mais ouve por onde passa, ela disse que é se pretende ser candidata ao Governo em 2026.
“É difícil pra mim falar sair da política. É questão de você gostar do que faz. E o ano que vem tem eleição e o meu sonho sempre foi governar Roraima. Não é sobre ser governadora. É estar junto com as pessoas, com os servidores, ouvindo todo mundo.”
E complementou: “Eu acho que com o que eu aprendi, com o conhecimento dos servidores, com o dinheiro que o estado tem, eu não tenho dúvida que a gente transforma Roraima num dos melhores estados do Brasil. Eu quero fazer isso, mas eu preciso que a maioria das pessoas queira primeiro. Não é pelo cargo é pelo que nós podemos fazer pelo estado de Roraima”.
Considerada a mulher mais influente na política em Roraima, Teresa então lamentou o momento atual vivido pelo Estado de Roraima. “As coisas estão piores do que estavam há três anos na saúde, na educação, na segurança, na infraestrutura”.
Entre as pautas negativas, Teresa destacou o fechamento de 194 escolas, bem como a transformação de outras em ‘escolas de lona’. A ex-prefeita se refere às unidades escolares que tiveram salas de aulas improvisadas com tendas e lonas, assim como aconteceu com a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth.
“Eu acompanhei essa situação durante todos esses anos. E também, Bruno, poucos se manifestam para fazer essa cobrança como você fez. Essa história da Educação do nosso estado é uma tristeza. Eu não quero ficar vivendo de passado, mas é a minha história e eu me lembro que quando eu entrei na prefeitura, Boa Vista estava na última posição no Ideb do país e nós transformamos Boa Vista na quinta melhor.”
Sobre os rankings divulgados em pesquisas de referência neste ano como o do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Teresa falou, sobretudo, sobre a segurança para as mulheres em Roraima.
“Aqui é o estado menos seguro para as mulheres. É assassinato mesmo, feminicídio, é estupro. É não ter onde apelar, onde buscar ajuda ou um cuidado com tudo isso que acontece. Nós somos o pior estado nesse sentido. E não é só isso, é também taxa de homicídio, é aquilo que você pode contar como proteção e como segurança que o estado deve dar para as pessoas.”
Bruno Perez encerrou a entrevista, mas Teresa Surita também fez suas considerações finas sobre o que espera para o próximo ano.
“Ainda tem muita coisa para acontecer. Eu estou esperando ansiosamente 2026. Eu sempre falo que eu só preciso de uma oportunidade. E se não for possível, eu vou para outro caminho”, disse.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos
View Comments