O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) realiza o teste de integridade das urnas eletrônicas no Teatro Municipal de Boa Vista, durante o 2º turno das eleições neste domingo (30).
O sorteio das 23 urnas que passam pelos testes de integridade e autenticidade ocorreu neste sábado (29). As urnas sorteadas são de oito municípios do estado.
Conforme o membro da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Eldon Pedro, o teste tem o objetivo analisar e demonstrar que o voto dos eleitores é devidamente computado. Ele explicou como funciona a auditoria.
“Hoje, nós estamos com 80 colaboradores, servidores do efetivo do Tribunal de Justiça, Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Ministério Público, que são os responsáveis pela simulação da votação. Essa votação é realizada com urnas sorteadas na véspera [das eleições] com o acompanhamento de entidades fiscalizadoras e auditores externos. São selecionadas essas urnas, é feita a logística delas e vem aqui para o Teatro. E no mesmo horário da votação, é realizada uma votação simultânea”, disse.
Todo o procedimento é filmado. Ao final do dia, é impresso o boletim do sistema e da urna eletrônica. Posteriormente, é verificado a compatibilidade de dados votos.
“Eventuais inconsistências podem ser sanadas mediante a utilização da análise dos vídeos do sistema de filmagem. E verificado inconsistência, é possível determinar se foi um erro humano ou uma falha do sistema”, explicou Eldon.
O mesmo sistema foi utilizado durante o 1º turno das eleições. Assim, após verificação de compatibilidade, foi constatado apenas um erro humano.
Fonte: Da Redação
Acusado foi condenado seis anos e oito meses de prisão pelo crime de roubo
Ação é promovida pela Febraban e parceiros
Inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até dia 6 de dezembro. Vagas são para…
Prazo para vagas remanescentes termina na sexta-feira, 29
De acordo com a sentença, o homem foi flagrado em 2018, no bairro Sílvio Leite,…
Número compreende o período entre a sexta-feira (22) e a segunda-feira (25)
View Comments
Quero me justificar