Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou o descarte de 195.227 urnas eletrônicas do modelo UE 2009, que atingiram o fim de sua vida útil – estimada em cerca de dez anos ou seis eleições.
O processo, que integra o PLS (Plano de Logística Sustentável), teve início em agosto do ano passado, com a retirada dos primeiros equipamentos.
Assim, a desmontagem das urnas envolve a separação de materiais como metais, plásticos e placas eletrônicas. Em seguida, ocorre a trituração dos componentes para descaracterização. De acordo com o TSE, 98% dos materiais são reaproveitados. Enquanto o restante vai para aterros sanitários certificados, seguindo as normas ambientais.
Do mesmo modo, o descarte está sendo realizado pela empresa NGB Recuperação e Comércio de Metais, em Guarulhos (SP), sob auditoria de servidores do TSE para garantir segurança e transparência. Até o momento, ocorreu aproximadamente o processamento de 52% das urnas.
Como resultado, a empresa tem até junho de 2025 para concluir o trabalho. Ao todo, as urnas descartadas somam 1.873.940 quilos, incluindo baterias e outros componentes.”Esses procedimentos exigidos garantem uma destinação ambientalmente adequada.
Também aprimoram os objetivos estratégicos de políticas e práticas de sustentabilidade da Justiça Eleitoral, que prima pela promoção da coleta seletiva, com estímulo à redução do consumo e da produção de resíduos, bem como ao reuso e à reciclagem de materiais”, destaca a Justiça Eleitoral.
A urna eletrônica está em uso no Brasil desde 1996. Os equipamentos são armazenadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada uma das 27 unidades da federação.
Equipes apreenderam 50 pés de maconha, 416 gramas de maconha prensada e seca, 70 gramas…
Inscrições podem ser feitas até 27 de fevereiro pelo site gov.br/mec
Medida atende à determinação do STF e prevê 85 auditorias sobre repasses feitos a estados…
Objetivo principal foi orientar os motoristas sobre a legislação vigente e ressaltar importância da direção…
Benefício varia entre R$ 410 a R$ 16.629
Nenhum apostador acertou as seis dezenas