Eleitores podem imprimir título em casa por meio de ferramenta online

‘Auto atendimento do eleitor’ também permite regularizar situação na Justiça Eleitoral entre outros serviços online

Eleitores podem imprimir título em casa por meio de ferramenta online
Fachada da 1ª Zona Eleitoral – Foto: Divulgação/TRE

Os eleitores agora tem acesso a uma nova ferramenta que possibilita a impressão do título de eleitor em casa.

Por meio do ‘Autoatendimento do Eleitor‘, uma nova seção no Portal do Tribunal Superio Eleitoral (TSE) todo o processo de alistamento, atualização e regularização cadastral será feito de forma online.

Além disso, a página ainda permite o acesso a informações como o local de votação, ou ainda a atualização cadastral, a alteração do domicílio eleitoral, entre outras funcionalidades.

Coleta de dados

O comparecimento ao cartório eleitoral só será necessário para a coleta dos dados biométricos dos eleitores que ainda não a fizeram. Contudo, a identificação biométrica não será exigida nas eleições deste ano.

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TSE, Cássio André Borges dos Santos, o autoatendimento do eleitor se trata de um grande avanço.

“O grande avanço da página [Autoatendimento do Eleitor] relativamente às eleições anteriores é a possibilidade do cadastro eleitoral e da emissão e impressão do título de eleitor pela via eletrônica. Isso é um avanço muito grande”, avaliou.

Segundo ele, os eleitores que preferirem imprimir os títulos nos cartórios eleitorais poderão fazê-lo, entretanto, na opinião do juiz, futuramente, o documento em papel deve ficar antiquado.

Outras facilidades

Por meio da plataforma também é possível alterar para outro domicílio eleitoral se necessário, entre outras funções.

Agora os novos títulos podem ser baixados no formato PDF e impressos. Eles também incluem o QR Code de validação de documentos.

A plataforma também pode ser usada com segurança e funcionalidade também em smartphones e tablets

Logo, se o eleitor deseje alterar o local de votação, a solicitação também poderá ser feita sem a necessidade de preenchimento de todos os campos do formulário Requerimento de Alistamento Eleitoral.

A nova versão também fez com que as pesquisas de “onde votar” e “consultar a situação eleitoral” fiquem ainda mais fáceis. Eleitores com deficiência visual conseguem usar a plataforma com mais autonomia.

Prazo

Por fim, vale lembrar que no dia 4 de maio, se encerra o prazo para a emissão de novos títulos eleitorais, alteração de informações cadastrais ou regularização da situação na Justiça Eleitoral.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franciele campos da Silva

Boa noite

1
0
Would love your thoughts, please comment.x