Política

TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (27) uma resolução para regulamentar o uso da inteligência artificial nas eleições municipais de outubro.

A norma proíbe manipulações de conteúdo falso para criar ou substituir imagem ou voz de candidato com objetivo de prejudicar ou favorecer candidaturas. O TSE também aprovou a restrição do uso de chatbots e avatares para intermediar a comunicação das campanhas com pessoas reais.

O objetivo do TSE é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com a organização do pleito.

Os ministros também aprovaram na sessão desta noite diversas resoluções que vão balizar o pleito deste ano.

Redes sociais

Para combater a desinformação durante a campanha, o TSE vai determinar que as redes sociais deverão tomar medidas para impedir ou diminuir a circulação de fatos inverídicos ou descontextualizados. As plataformas que não retirarem conteúdos antidemocráticos e com discurso de ódio, como falas racistas, homofóbicas ou nazistas, serão responsabilizadas.

Armas

O TSE voltou a proibir o transporte de armas e munições no dia das eleições municipais de outubro. A restrição foi adotada na disputa presidencial em 2022 e será inserida na norma geral do pleito deste ano.

Conforme a medida, quem tem porte não poderá circular nas ruas com armas e munições entre as 48 horas que antecedem o dia do primeiro ou segundo turnos e nas 24 horas posteriores.

Transporte gratuito

Em outra resolução aprovada, o TSE garantiu que os municípios deverão disponibilizar transporte público gratuito no dia do primeiro e segundo turnos.

Artistas

Após limitações da liberdade de expressão nas eleições passadas, os ministros decidiram que artistas e influenciadores poderão demostrar apoio a candidatos durante suas apresentações, desde que as manifestações sejam de forma voluntária e gratuita.

Fundo de Campanha

Sobre o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), os partidos deverão informar em suas páginas na internet o valor total recebido dos cofres públicos. Devem ainda detalhar os critérios adotados para distribuir as quantias para os candidatos.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Obras de infraestrutura: moradores do Dr. Airton Rocha celebram chegada do asfalto em quatro vias do bairro

Pavimentação contempla trechos das ruas B, C, D e São Luiz

4 minutos ago

Justiça eleitoral rejeita recursos e caso de vereadores de Boa Vista cassados por fraude à cota de gênero vai ao TRE-RR

Sentença aponta que o partido dos políticos, o DC, lançou candidaturas femininas fictícias apenas para…

14 minutos ago

Ensino municipal de Boa Vista é fortalecido com investimento em novas escolas e ações estruturantes

Gestão municipal amplia vagas, moderniza unidades escolares e garante infraestrutura completa para mais de 54…

1 hora ago

Pais denunciam que alunos estão sem previsão de retorno às aulas por falta de transporte escolar em escola estadual na região do Taboca

Ano letivo estadual iniciou dia 29 de janeiro, mas segundo a gestão escolar não há…

2 horas ago

PRF prende homem com uma tonelada de minério e apreende maquinário em região de de garimpo próximo à reserva indígena em Roraima

Instalação utilizava piscina com cianeto no processamento ilegal de ouro, substância de alto potencial tóxico

3 horas ago

Polícia Civil deflagra ação contra tráfico de pessoas e estelionato com milhas aéreas em Roraima

Investigações iniciaram quando cubanos estavam sendo aliciados. Eles eram encaminhados de Boa Vista para outros…

3 horas ago