Política

Venezuela fecha fronteira com o Brasil até a próxima segunda-feira

O Ministério das Relações Exteriores informou, na noite desta sexta-feira, 10, que a fronteira da Venezuela com o Brasil está fechada. A decisão é temporária e segue até a próxima segunda-feira, 13. A medida foi implementada por decisão das autoridades venezuelanas.

Em nota, o Itamaraty divulgou orientações a brasileiros que vivem no país vizinho e, portanto, precisem de ajuda do governo brasileiro. Nesse caso, poderão acionar os plantões consulares da Embaixada do Brasil em Caracas (+58 414 3723337). E, do mesmo modo, do Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén (+58 424 9551570), ambos com Whatsapp.

Posse

Em cerimônia realizada na Assembleia Nacional da Venezuela, em Caracas, ontem, o presidente Nicolás Maduro tomou posse. Seu terceiro mandato como chefe do Executivo do país é para o período de 2025 a 2031. No discurso, Maduro destacou que falharam em impedir sua posse.

A disputa em torno da presidência do país tem causado apreensão dentro e fora da Venezuela. Diversos países contestaram o resultado das urnas e apontaram fraude nas eleições. Além disso, a véspera da posse ficou marcada por animosidade, troca de acusações entre governistas e a oposição. E, sobretudo pela prisão de adversários políticos do governo. 

Prisões

Conforme noticiou a Agência Brasil, circularam notícias, na imprensa brasileira, na última quinta-feira,9 , de que a principal expoente da oposição venezuelana, María Corina Machado, foi presa durante um protesto. O Comando Com Venezuela publicou nova comunicação informando que ela foi obrigada a gravar vídeos para negar a detenção e que foi condição para ser liberada. Autoridades alegaram que a ex-deputada criou um factóide para tentar “manchar” a posse do presidente Nicolás Maduro, marcada para esta sexta-feira, e afirmaram que as manifestações têm estado vazias.

Três dias antes da posse de Maduro, a imprensa também noticiou a prisão do ex-candidato à presidência do país, Enrique Márquez, do partido Centrados. Anteriormente, o governo o acusou de tentativa de golpe de Estado. De acordo com o governo, Márquez estaria articulando uma posse paralela à presidência do país do opositor Edmundo González. Isso a partir de alguma embaixada venezuelana no exterior.

O estremecimento nas relações do país vizinho com o Brasil ocorreu, sobretudo, após críticas diretas da Venezuela. Para Maduro, o Brasil foi responsável por vetar seu ingresso no grupo do Brics, durante a cúpula da organização, em Kazan, na Rússia, em novembro. As acusações e rupturas diplomáticas se estenderam à Argentina e ao Paraguai.

Fonte: Agência Brasil

Rosi Martins

Recent Posts

Roraima tem seu primeiro Tradutor Juramentado de Língua Espanhola

A atuação do Tradutor e Intérprete Público, mais conhecido como Tradutor Juramentado, ajuda a reduzir…

5 minutos ago

Carnaval registrou 130 mortos e 1,48 mil feridos nas rodovias federais de todo Brasil

PRF fiscalizou 326.548 veículos e fez 118.321 testes de alcoolemia

6 minutos ago

Cantor de Roraima condenado por estupro de vulnerável é preso no interior do Amazonas

Gleiton Martins de Oliveira, conhecido por Cleytton Rasec, estava na lista dos criminosos procurados mais…

59 minutos ago

Primeiro Comitê das Crianças conclui mandato em Boa Vista

Encerramento ocorreu nesta quinta-feira, 19, no Palácio 9 de Julho, com entrega de certificados e…

3 horas ago

Idoso é sequestrado e agredido por dois bandidos armados, após ter casa roubada em Boa Vista

Bandidos chegaram a invadir a casa do senhor quando a esposa foi jogar o lixo…

5 horas ago

Homem é preso por violência doméstica e ameaças de morte em Boa Vista

Suspeito estava armado com uma faca, ele teria ameaçado matar todos na casa, incluindo mulheres…

6 horas ago