Desestimulante
A deputada Catarina Guerra tem lutado insistentemente para ser a candidata à Prefeitura de Boa Vista pelo União Brasil. Para isso, acionou a Executiva Nacional do partido para anular a convenção que escolheu Nicoletti como candidato. Além disso, também entrou na Justiça pedindo impugnação do colega e presidente de seu próprio partido. E, por último, mobilizou a Executiva Nacional e conseguiu uma intervenção no União por 180 dias e assumiu a cadeira principal na Executiva Municipal. Apesar de tudo isso, o cenário não é nada positivo para ela. As pesquisas mostram um cenário desestimulante: além de ter apenas 13% nas intenções de votos, Catarina ainda tem uma rejeição bem alta de 32%, como resultado de dois mandatos sem nenhuma visibilidade e por ser representante do eleitoral feminino de Roraima e ter se calado diante do crime conta a dignidade das mulheres que é a manutenção da maternidade de lona.
Motivo da confiança
Mas qual seria o motivo de Catarina estar tão confiante, a ponto de comprar uma briga com o seu colega de partido, que também é presidente da sigla? Ela conta com o apoio do governador Antonio Denarium (PP) que, literalmente, comprou o resultado das eleições em 2022. Somente com os gastos que se tornaram públicos, sabe-se que ele investiu mais de R$ 230 milhões na campanha passada que beneficiaram não só ele, mas seu vice e seus aliados como Hiran Gonçalves (PP) e Mecias de Jesus (Republicanos). Fora o que a Justiça e nem a imprensa não tiveram acesso. E foi exatamente por conta disso que Denarium teve o mandato cassado três vezes.
Chamou a atenção
Mas algo chamou a atenção na pesquisa divulgada em uma rede local de televisão na noite de ontem: a rejeição de Nicoletti e Catarina. Nicoletti, sempre com discurso de defesa de Deus, Pátria e Família, não alcançou a simpatia do povo. Ele tem rejeição de 45%. E Catarina, que em dois mandatos como deputada, pouco fez e pouco se viu, tem 32% de rejeição.
Pé no chão
Não há comentários da maioria dos candidatos sobre os resultados das duas pesquisas divulgadas esta semana nas redes sociais. A primeira pesquisa, que revelou também Arthur Henrique com uma possível vitória em primeiro turno, foi divulgada na segunda-feira (26). Somente Arthur se manifestou nas redes sociais. E, aparentemente, com os pés no chão. Ele disse que eleição se ganha é na urna. E tá certo! Por outro lado, tem muitos candidatos se confiando no dinheiro que compra voto e dignidade.
Impeachment
O presidente da Assembleia, Soldado Sampaio (Republicanos) determinou que os deputados Idazio da Perfil (MDB), Jorge Everton (União Brasil) e Armando Neto (PL) passem a compor a comissão que vai analisar o sétimo pedido de impeachment do governador Antonio Denarium. Ainda falta a escolha de sete deputados para completar os 10 membros.
Divergências
Sampaio falou que na sessão de ontem que, depois que ele deu prazo para que cada bancada indicasse um deputado para compor a comissão, houve divergências. É que, conforme ele, vários parlamentares do mesmo partido queriam fazer parte. No entanto, apenas um poderia. Assim, ele teve que pedir apoio da Procuradoria para uma análise jurídica. E então anunciou os três primeiros membros.
Visibilidade
Cada vez que sai uma novidade sobre o impeachment, Sampaio é quem está a frente. E agora tem essa questão de vários deputados desejarem fazer parte da comissão especial. Mas a população está de olho no comportamento dos parlamentares e vai analisar se eles estão apenas usando a situação para ganhar visibilidade ou se estão realmente comprometidos em fazer o trabalho em prol do povo e do Estado com um todo.
Da Redação