Na espera
Há dois meses, os roraimenses aguardam pelo julgamento do recurso de cassação do governador Antonio Denarium (Progressistas) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São dois meses esperando para que a Justiça seja aplicada no caso de um gestor que usou a máquina pública para se favorecer nas eleições de 2022.
A primeira sessão de julgamento aconteceu no dia 13 de agosoto, mas a presidente do TSE, ministra Carmem Lúcia, suspendeu o julgamento. Ela então determinou a leitura do relatório e a sustentação oral da defesa e acusação. Logo depois, o TSE marcou a retomada do julgamento para o dia 20 do mesmo mês; Entretanto, o processo foi retirado de pauta naquele dia. O Tribunal ainda não marcou uma nova data.
Assunto nacional
Cassado três vezes pelo TRE-RR, Denarium ganhou destaque nas manchetes nacionais diversas vezes devido aos escândalos em sua desastrosa gestão. Ou seja, todos esperam saber o veredito para o governador de Roraima. Afinal, se tem algo que não compensa é o crime, ainda mais para aqueles que são escolhidos para cuidar do povo e falham miseravelmente instalando a corrupção em seu meio.
Morosidade
Mas, por que a demora? A CNN Brasil, emissora de alcance nacional comentou essa morosidade e, de acordo com a jornalista Débora Bergamasco, a previsão era de que o julgamento fosse retomado após as eleições. Outras emissoras chegaram a procurar o Tribunal Superior Eleitoral para cobrar uma data de julgamento, mas não houve respostas.
Enquanto isso…um balanço
Enquanto isso, Denarium continua no poder e, ao que parece, sem ao menos cumprir com as responsabilidades que o cargo propõe, como investir para melhoria e qualidade de vida do povo. Vejam só:
Denarium entregou a Sesau nas mãos de uma secretária que omite dados importantes, não esclarece e sequer se posiciona sobre os escândalos envolvendo a Secretaria. Existe um ditado que diz que, quem cala, consente.
Na educação, volta e meia os professores ameaçaram paralisação para cobrar seus direitos. Além disso, existem diversas escolas improvisadas em estruturas de lona, pois o Governo prometeu que entregaria estrutura de qualidade, mas só oferece lona ao alunos.
Tem mais…
E o que dizer dos feirantes que vendem seus produtos na Feira do Passarão? Foram anos esquecidos em uma estrutura improvisada e quando finalmente receberam o prédio reformado da Feira, mais uma decepção veio no pacote. A estrutura não tem ventilação adequada. E cadê o vice-governador, Edilson Damião, que aliás, está à frente da Secretaria de Infraestrutura e não fiscalizou a situação? Cadê o Damião também esclarecendo as obras em atraso em escolas do Governo? Pousando nas fotos de Denarium, claro. E, para as ações corruptas de Antonio, espera-se pela Justiça.