R$ 3 milhões
No governo Denarium, quando se fala de dinheiro, nunca é pouco ou demais. O que se sente é que tudo isso não tem chegado à população. Especialmente na área da saúde. Mas, no caso, a Secretaria de Segurança Estadual (Sesp) assinou a contratação de solução de tecnologia da informação e comunicação por R$ 3 milhões. O contrato ocorreu por meio de licitação na modalidade Registro de Preços para aquisição de estações de trabalho (desktops), para a melhoria das condições de prestação de serviços pelas unidades que compõe a Polícia Civil do Estado de Roraima, a Polícia Militar de Roraima e o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima. Que essa dinheirama toda reflita em mais segurança para a população.
Roubo de caminhonetes
Este ano e 2024 muitas pessoas perderam suas caminhonetes em Roraima. Bandidos roubam, os veículos para vender na Guiana. Uns dizem que eles vendem para áreas de garimpo, enquanto outros dizem que vendem para pessoas da cidade mesmo. O fato é que, não há muita divulgação sobre o crime e que tem muito brasileiro ficando no prejuízo. Que a segurança em Roraima seja fortalecida.
Poluição sonora
Com a chegada de fim de ano, os brasileiros começam a se preparar para festas em casas, bares e etc. Mas é importante que todos lembrem que há lei específica para uso de som na cidade. De acordo com a Lei Municipal nº 513/2000, o volume de som permitido é de 55 decibéis no horário das 7h às 22h, e 45 decibéis no período noturno entre as 22h às 7h. Somente os veículos de propaganda volantes, devidamente autorizados, podem utilizar o volume de 85 decibéis, em movimento e somente até as 22h. Em caso de engarrafamento ou proximidade de hospitais, escolas, casas de saúde, bem como templos religiosos este som deve ser desligado.
Números
Em junho de 2023, a Prefeitura de Boa Vista divulgou que em apenas seis meses a Central de Atendimento 156 registrou mais de 1.900 denúncias relacionadas a som alto. Mas, incrivelmente, esse número já havia reduzido muito, pois no mesmo período de 2022, o número de ocorrências de poluição sonora tinha sido de 2.848. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente então divulgou relatos de pessoas que tomavam até remédio para dormir, devido ao barulho.
Denúncia
Conforme a Prefeitura, quem se sentir incomodado com barulho em horários impróprios pode fazer a denúncia na Central 156, que os agentes irão ao local constatar a infração. Lembrando que há tolerância em situações excepcionais, desde que haja autorização ambiental, como por exemplo, eventos de carnaval, festas juninas, Natal e Ano Novo, dentre outros.
Casos
A poluição sonora é algo que pode prejudicar famílias de várias formas. A principal delas é o impedimento de dormir e descansar para retomar a rotina no dia seguinte. Mas há casos específicos sobre isso. Como por exemplo, da jornalista Karla Pinheiro, que tem um filho autista sensível ao barulho. O caso tomou grandes proporções após ela divulgar na internet que na casa ao lado da sua uma festa iniciou por volta de meio-dia. No entanto, após as 22h ela solicitou, por meio de mensagem, que os vizinhos baixassem o som e explicou que o filho estava agitado e não conseguia dormir. Depois, um jovem, atleta de Basquete de Roraima, e que participava da festa enviou mensagem para outro filho de Karla com frases preconceituosas e ameaças. O jovem disse que na próxima festa iria invadir a casa da jornalista e bater no jovem autista. O caso tomou grande repercussão e o jovem ameaçador foi processado e ficou com sua imagem maculada. O Clube ao qual fazia parte também o demitiu.