Bastidores da política prometem esquentar nesta terça-feira com sessão na ALE-RR e coletiva do Governo sobre espionagem

Reação do governador ao autorizar coletiva de imprensa demonstra medo. Mas quem não deve, não teme

Bastidores da política prometem esquentar nesta terça-feira com sessão na ALE-RR e coletiva do Governo sobre espionagem
Sessão Ordinária – Foto: Jader Souza

Exonerou

O governador Antonio Denarium exonerou o secretário de Educação Nonato Mesquita. Indicado de Soldado Sampaio, Nonato estava no cargo desde 2022. A exoneração ocorre após o rompimento político entre o presidente da Assembleia e o governador no fim de semana.

Silenciou

Denarium não deu um pio sobre as denúncias de espionagem com o sistema de inteligência do Governo do Estado. Ao emitir nota de esclarecimento sobre o rompimento com Sampaio, ele disse que isso era uma vontade somente do deputado e não sua. Mas nenhuma palavra sobre as acusações de arapongagem. Depois disso, ele também ficou caladinho e não tocou no assunto durante todo o domingo, assim como nesta segunda-feira.

CPI

Nesta terça-feira a Assembleia realizaria a sessão especial para homenagear servidores da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr). Entretanto, Sampaio suspendeu. Nos bastidores, as informações são de que a intenção é que o requerimento para a criação da CPI da Arapongagem seja apresentado hoje. E, provavelmente, o assunto será debatido entre os deputados.

Coletiva

O governador Antonio Denarium, que estava caladinho sobre a suposta espionagem, resolveu abrir a boca. Aliás, ele não, os membros da cúpula da segurança. Desse modo, a assessoria do Governo marcou coletiva de imprensa para falar sobre o assunto no mesmo horário da sessão na Assembleia. Adivinhem porquê.

Grave

O governador deve mesmo se preocupar em se explicar, pois arapongagem é um crime grave na constituição. E usar a estrutura pública para isso torna mais grave ainda. Caso aconteça mesmo a criação da CPI, a Assembleia pode até afastar Denarium do cargo. Em 2017, a descoberta de um esquema de espionagem semelhante ao que pode estar acontecendo em Roraima, ganhou destaque na mídia nacional e colocou um fim na carreira política do ex-governador de Mato Grosso, Pedro Taques. O caso ficou conhecido como a Grampolândia Pantaneira.

Também negou

Na época, o então governador Pedro Taques também negou ter conhecimento sobre o esquema. Porém, as investigações apontaram que tanto ele como outros membros da alta cúpula do seu governo, tinham envolvimento direto da atividade. E mais que isso, eram favorecidos pelas informações captadas ilegalmente.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x