Betânia Almeida perde o mandato no fim da legislatura

O PV, partido de Betânia, usou candidatas fantasmas para atingir o percentual feminino obrigatório nas eleições de 2018

Betânia Almeida perde o mandato no fim da legislatura
Deputada Betânia Almeida – Foto: Divulgação/Ascom

Deu ruim

Deu ruim para a deputada estadual Betânia Almeida do PV. O TSE cassou seu mandato no dia 29 de setembro. Conforme o MP Eleitoral, o partido fraudou a cota de gênero. É que o PV usou candidatas fantasmas para atingir o percentual feminino obrigatório nas eleições de 2018. Em seu lugar assume o empresário Jota Lopes. Ele obteve 2.833 votos pelo extinto PSL.

Tardio

Betânia está a apenas dois meses de terminar o mandato. Ou seja, o TSE tardou e muito no julgamento do caso. E assim, cometeu injustiça com o candidato que deveria ter assumido no lugar de Betânia. Ela passou todos esses anos mais viajando que trabalhando na ALE-RR. Não conseguiu nem mesmo finalizar o relatório da CPI da Energia. A comissão já existe há três anos. No ano passado ela chegou a dizer que estava terminando o relatório, mas, agora, um ano depois, ainda não concluiu.

Não se reelegeu

A deputada (agora ex), mesmo com mandato nas mãos e com o apoio financeiro do Governo de Roraima, não conseguiu se reeleger. Ela recebeu apenas 1.235 votos. Bem diferente de 2018 que recebeu 2.855. Nas eleições municipais em 2020, ela já não conseguiu eleger o irmão para vereador. Dessa forma, isso já era um sinal do que poderia acontecer neste ano.

Ficou de vez

O vereador Bruno Perez é quem está feliz, pois Idázio da Perfil foi eleito. Assim, o jornalista fica definitivamente na cadeira na Câmara Municipal até o final de 2024. E se trabalhar para a reeleição, segue por ainda mais tempo. Cabe ressaltar que Bruno Perez, independente de mandato eletivo, já faz papel de vereador ao ajudar muitas pessoas com trabalho social através de seu programa na 93 FM.

De volta

O jornalista Romano dos Anjos estará de volta à TV na próxima segunda-feira (10). Ele passou quase dois anos afastados das telinhas após o sequestro que sofreu em outubro de 2020. Desde então, Romano ficou trabalhando nos bastidores, na direção da programação da TV Imperial. Mas a partir de segunda ele volta a comandar a apresentação do Mete Bronca, ao meio dia.

Perguntas:

  • Por que a Justiça demora tanto para julgar processos como o da deputada Betânia Almeida?
  • O TSE vai reparar o candidato que perdeu a oportunidade de ser deputado por conta disso?

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x