Nomeado
César Carvalho Ormundo, responsável pela morte do menno João Lucas Duarte Marques, de 11 anos, em um acidente de trânsito no Parque Caçari em fevereiro de 2020, foi nomeado e exonerado na Assembleia Legislativa. Condenado ontem, 12, a 18 anos e 10 meses, ele iria ocupar o cargo de assessor especial. Apesar de sua nomeação estar no Diário do dia 11, ela é retroativa ao dia 1º. Por conta de situações como essa é que existe o ditado que “o crime compensa”.
Indisciplinado
César Ormundo, é o que se pode chamar em um sistema penitenciário, de preso indisciplinado. Depois de bastante tempo foragido da Justiça, ele foi preso. No entanto, conseguiu o benefício da liberdade com medidas cautelares. Mas depois disso, várias pessoas o viram em um, bar tomando cerveja. Assim, voltou para a prisão, onde, segundo fontes da coluna, vivia se envolvendo em problemas com outros presos. Mesmo assim, conseguiu voltar à liberdade com novas medidas. Agora ele deve voltar para a prisão até cumprir sua pena.
O caso
Em fevereiro de 2020, a família de João Lucas Duarte Marques saía de casa quando o carro de César atingiu o veículo em que eles estavam. O carro capotou e jogou o menino para fora. Ele faleceu no local. César tentou fugir, mas foi impedido. Em seguida, a Polícia Militar chegou ao local para fazer o teste do bafômetro, mas ele se recusou. No entanto, os agentes encontraram provas de consumo de álcool dentro do veículo dele e o prendeu em flagrante.
Ele foi preso pela primeira em 2020, mas foi liberado em novembro sob alegação de problemas de saúde. Em 2023, César rompeu a tornozeleira eletrônica e ficou foragido por quatro meses, tendo sido encontrado no dia 19 de junho daquele ano, na região de Truaru, cerca de 40km da capital.
Atualmente, Ormundo estava novamente em liberdade, mas após o julgamento foi encaminhado para os procedimentos necessários para depois cumprir pena na Pamc.
Em outro lugar
A Escola Estadual Ayrton Senna agora funciona no prédio onde funcionava a Escola Ildebrando Bitencourt. O governador Antonio Denarium reinaugurou o local nesta quinta-feira, após uma reforma. No antigo prédio da Ayrton Senna, agora funciona a base da Operação Acolhida do Governo Federal. Denarium doou o local para o Exército, com a justificativa de que o prédio estava condenado pela Defesa Civil. Mas o Exército reformou e a Operação Acolhida funciona lá perfeitamente.
Abandono
A escola passou por muitos anos de abandono. Por estar localizada no Centro Histórico de Boa Vista e por ter feito parte da história de muita gente, o ideal seria que o Estado respeitasse isso e reformasse o local para dar continuidade aos trabalhos de muitos anos que é formar cidadãos. Inclusive, muitas foram as reivindicações. Mas, a atual gestão não se importa com a educação. Nem nunca se importará.