Chega ao fim a eleição mais disputada da história do País

Lula e Bolsonaro protagonizaram a eleição mais disputada da história do Brasil, com contagem de votos acirrada do começo ao fim

Chega ao fim a eleição mais disputada da história do País
Lula e Bolsonaro – Foto: Reprodução

Lula x Bolsonaro

Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro protagonizaram uma eleição histórica neste domingo (30). Nunca houve uma disputa tão acirrada neste País. Eles disputaram voto a voto até uma certa altura da apuração. Mas depois que Lula passou na frente do atual presidente, não parou mais de crescer. No entanto, bem devagar. Nada de salto. E pela 1ª vez, um presidente não foi reeleito no Brasil. E Lula venceu, mas com uma pequena diferença.

Roraima

Em Roraima nada foi diferente do que já era esperado desde sempre. Por aqui Bolsonaro venceu disparado. Mais de 70% dos roraimenses o escolheram. Contudo, após o resultado, muitas foram as publicações em redes sociais. A maioria postou ‘luto’. O governador Antonio Denarium não se pronunciou até a manhã de hoje. Apesar de ter incentivado muito os eleitores de Roraima a votarem no Bolsonaro, e de o Estado ter dado a maior votação percentual a ele, Denarium nem se quer apareceu para agradecer.

Nordeste, Sul e Sudeste

O Nordeste foi muito importante na vitória de Lula, visto que, em todos os estados ele recebeu votação expressiva, acima dos 60%. E, em alguns estados, acima dos 70%. No entanto, eleitores dos estados das regiões Sul e Sudeste, também contaram muito. Minas Gerais, por exemplo, os eleitores votaram, em sua maioria, pelo Lula. Além disso, o candidato petista teve aumento significativo no número de votos nessas regiões no 2º turno. Bolsonaro, por sua vez, continuou com uma forte liderança nas regiões Sul e Sudeste. Mas não foi suficiente para que fosse reeleito.

Diploma

O TRE-RR marcou a diplomação dos candidatos eleitos para o dia 12 de dezembro. Em Roraima recebem diploma 1 governador, 1 senador, 8 deputados federais, bem como 24 deputados estaduais. A solenidade é uma forma de tornar público que os eleitos estão aptos a tomar posse.

Muito bom

E por falar nisso, não podemos deixar de citar aqui o trabalho do TRE-RR no 1º e no 2º turno. O Tribunal foi rápido, assim como os profissionais do órgão foram comprometidos. Assim, não houve nenhuma intercorrência que pudesse causar problema. E por falar em TRE-RR, agora esse órgão tem uma grande missão pela frente que é julgar a gama de processos que ficaram deste pleito local. Muitas denúncias de abuso de poder econômico por parte de Denarium, vários candidatos flagrados com possível compra de votos. Enfim, que o trabalho seja rápido e efetivo como foi nas eleições.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x