
Descaramento
O senador Hiran Gonçalves está cobrando o Governo Federal para destravar obras paradas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Até aí tudo certo. Esse é seu papel. Mas por que ele não olha para os graves problemas dentro da sua própria casa? Ele nunca se manifestou, nem se quer em uma ínfima publicação nas redes socais, cobrando o andamento da obra da maternidade. Roraima, inclusive virou capa de manchetes nacionais com a maternidade de lona mantida pela gestão de Denarium durante três anos. Foram três anos de silêncio do senador Hiran.
Obras no Estado
A maternidade não foi a única obra mal conduzida pelo vice-governador de Roraima, Edilson Damião, que Hiran se manteve em silêncio. A reforma do Hospital de Bonfim já vai completar seis anos em junho. Pacientes de lá são atendidos em postos de saúde. Os que precisam de atendimento especializado ou se há uma emergência com uma gestante, eles têm que vir às pressas ara Boa Vista.
Pacaraima
O Hospital de Pacaraima vai fazer quatro anos e nada de conclusão, O vice-governador, ao qual Hiran apoia para o Governo em 2026, também não consegue terminar a obra naquele município que enfrenta imensos desafios na saúde devido à migração de venezuelanos. E Hiran? Em silêncio.
Terceirização
O senador também não cobrou explicações do governador Antonio Denarium sobre a terceirização dos leitos de UTI. Os deputados estaduais aprovaram ontem um projeto de lei que veta essa privatização, e deixaram bem claro que isso abre portas para o desvio de dinheiro público. Eles não só cobraram posicionamento do Governo, como agiram e fizeram sua parte. E Hiran? Em silêncio.
Rombo na saúde
Ontem também houve a divulgação aqui no portal Roraima em Tempo sobre as escandalosas dívidas da Saúde que somam, a princípio, R$ 230 milhões. O endividamento justifica tanto a falta de assistência de uma forma geral nos hospitais, como os escândalos de corrupção e as operações da Polícia Federal na Secretaria de Saúde e na casa da secretária Cecília Lorezon. E Hiran? Em silêncio.
Contrato
E, por incrível que pareça, a empresa do senador Hiran Gonçalves é uma das pouquíssimas que está com os pagamentos em dia na Sesau. As outras empresas cobram dívidas milionárias. A que fornece alimentação nos hospitais cobra R$ 10 milhões e já chegou a anunciar a suspenção parcial do serviço. Já a empresa que faz a limpeza nessas unidades, já nem consegue mas pagar os terceirizados. E muitos são os casos assim. Mas a Proftalmo de Hiran está recebendo pagamento normalmente.
Perguntinha:
- Entenderam o motivo pela qual o senador de Roraima cobra melhorias na saúde no Governo Federal, mas fecha os olhos para o caos na saúde de Roraima?