Parece um vício
Parece que Antonio Denarium se viciou em usar dinheiro público para comprar votos. Cassado três vezes por usar recursos públicos em benefício próprio nas eleições de 2022, ele voltou a praticar a ilegalidade. Mas dessa vez para promover a imagem de pré-candidatos a prefeitos no interior e na capital. O que ninguém está pensando, é o quanto isso pode prejudicar esses pré-candidatos, caso eleitos. Isso porque o uso da máquina pública é proibido para beneficiar qualquer candidato. Mesmo que o candidato não seja o governador. Imagine todos os prefeitos apoiados por ele tendo os mandatos cassados no ano seguinte das eleições?
Uiramutã
Por conta disso, o partido Rede entrou com ação no TRE-RR para denunciar que Denarium entregou kits escolares no Uiramutã, no mesmo dia em que participou da convenção de seu pré-candidato a prefeito Professor Abraão e Secelita Ingarikó, como vice.
No TSE
A ministra Isabel Gallotti, relatora dos três processos de cassação do governador em Brasília, finalmente pediu uma data para julgar uma das ações. Desse modo, a qualquer momento Denarium pode ter o recurso julgado e o mandato cassado definitivamente. Agora só falta a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcar a data.
Previsão
A Roraima Alerta consultou um dos melhores advogados eleitorais do Brasil, o Emerson Luis Gomes Delgado, que também atua no processo. Ele entao explicou que existe todo um trâmite e também prazos processuais. Desta forma, a previsão é que esse julgamento ocorra entre o final da primeira quinzena e início da segunda quinzena ainda deste mês. A coluna também apurou com uma fonte que até quinta-feira dá próxima semana o TSE já terá uma data definida.
Novas eleições
N o processo local, o TRE-RR também cassa o diploma do vice-governador Edilson Damião (Republicanos) e determina novas eleições. Assim, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio, assume o Governo interinamente até que o TRE-RR realize novas eleições. A Corte local é quem deve decidir as datas para a eleição suolementar em um prazo entre 30 e 90 dias.
Vitimismo
Parece que as coisas não andam boa pro lado de Catarina Guerra e seu grupo governista. É que, com a aproximação da convenção do União, próximo dia 5, ela resolveu nesta quinta-feira publicar um vídeo para dizer que a Executiva Nacional a apontou como uma pessoa que tem viabilidade de ser candidata a prefeitura de Boa Vista. Ela deixou transparecer que se ela não for a candidata, será culpa de Nicolleti. Uma estratégia bem vitimista para uma pessoa que quer comandar uma capital como Boa Vista. Para reforçar ainda mais a figura de vítima, Catarina Omitiu que a escolha da Executiva nacional do partido não interfere na escolha da Executiva estadual. E que a Executiva estadual pode escolher ela, Niicollete, Ivete e canivetes.
Fonte: Da Redação